Jordan: Quando o conceito de “”maior de todos”” está acima de qualquer suspeita

Publicado em

Ao falar sobre alguém, via de regra, gosto de pesquisar e comparar números, ler textos de jornalistas e historiadores que respeito, ver e rever alguns vídeos. Hoje, porém, ao homenagear os 50 anos de Michael Jordan, não quis fazer isso, por um simples motivo: o conceito de maior de todos os tempos é inquestionável e irrevogável quando se trata de Air Jordan.

Se falo isso é porque Jordan está acima daquelas discussões que, volta e meia, colocam Sampras x Federer, Senna x Schumacher, Pelé x Messi em um tipo de disputa que desrespeita tempo, espaço, dificuldades dentro e fora do jogo, adversários, mudanças de regra e outras alterações que agem diretamente no desempenho do atleta.

Jordan não é o maior pontuador da história da NBA (é o quinto) e está longe de ser o maior vencedor (está atrás, inclusive, do eterno reserva Robert Horry, por exemplo).Entre os principais recordes individuais, registra “apenas” o de maior média de pontos na carreira (30,1) e a mais alta pontuação de um atleta nos playoffs (63). But who cares? É o maior e ninguém tasca.

Jordan soube, como ninguém, aliar o talento e popularidade a publicidade. Mas em vez de isto servir como contrargumento ao seu posto de maior, a transformação de homem em marca é mais um de suas virtudes elogiosas. Ele é um divisor de água no marketing esportivo, alavancando consigo a NBA, que se tornou febre mundial.

Acho válido a discussão dos sucessores: Kobe Bryant e LeBron James são legítimos continuadores da era Jordan, por elevar o nível do esporte a cada ano e liderar seus times em quadra e o suceso da NBA para além do âmbito esportivo. Imagina se o esporte terminasse em Pelé, Sampras ou Senna? Enfim, a discussão é longa…

Para encerrar, em vez de tentar traduzir minha admiração e lembranças sobre Jordan (a disputa de enterradas com Dominique Wilkins, o choro abraçado ao primeiro troféu, a disputa com Magic Johnson no All Star’1992 e o drible em Byron Russel na final contra o Utah Jazz, são meus favoritos), escolhi esse vídeo no Youtube com a seleção de 50 lances geniais de Air Jordan.Aproveitem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *