GUIA RÁPIDO: Dez coisas que você precisa saber sobre a Copa do Mundo

Publicado em

NOVO NOME
Depois de 16 edições como Campeonato Mundial, a FIBA renomeou a competição para Copa do Mundo, inspirado no nome do torneio de futebol, que ocorre no mesmo ano. 
FÓRMULA DE DISPUTA
Os 24 participantes foram divididos em quatro grupos, sediados em Granada (A), Sevilha (B), Bilbao (C) e Ilhas Canárias (D). Eles jogam entre si, dentro da chave, e os quatro melhores classificam para as oitavas de final: A x B e C x D, em Madri e Barcelona. A final é em 14 de setembro, na capital espanhola.
ADVERSÁRIOS
O Brasil está no Grupo A e enfrenta França (sábado, às 13h), Irã (domingo, às 13h), Espanha (segunda-feira, às 17h), Sérvia (quarta-feira, às 13h) e Egito (quinta-feira, 10h30). A Espanha é favorita e o Brasil briga com França e Sérvia pelo segundo posto.
OUTROS GRUPOS
Grupo B: Argentina, Croácia, Grécia, Filipinas, Porto Rico e Senegal. Grupo C: Estados Unidos, Finlândia, Nova Zelândia, R. Dominicana, Turquia e Ucrânia. Grupo D: Angola, Austrália, Coreia do Sul, Eslovênia, Lituânia e México
FAVORITOS
Anfitriã, campeã mundial (2006) e vice-olímpica (2008 e 2012), Espanha sonha em desbancar os Estados Unidos em casa. Apenas três anfitriões foram campeões: Argentina (1950), Brasil (1963) eIugoslávia (1970). Espanha e EUA têm tudo (e mais um pouco) para decidir o Mundial. França, Brasil, Austrália e a Argentina formam o segundo pelotão.
ZEBRAS
Terra do basquete, a Lituânia, do pivô Jonas Valanciunas, é uma geração talentosa. Porto Rico pode aprontar no grupo da problemática e enfraquecida Argentina (que não terá Manu Ginóbili, lesionado). Turquia, apesar da falta de armadores, também chega forte para a fase final.
DREM TEAM B
Nada de Kobe Bryant, LeBron James, Carmelo Anthony ou Kevin Durant. Mas isso não significa que os Estados Unidos estejam fracos. Fique de olho nos arremessos de Stephen Curry, na versatilidade de Kyrie Irving, James Harden e Derrick Rose e nas enterradas de Kenneth Faried e Anthony Davis.
ESTREANTES
Dos 24 competidores, apenas dois são estreantes: a Finlândia e Ucrânia. Brasil e Estados Unidos são os únicos a participar das 17 edições.
TRANSMISSÃO
No Brasil, dois canais de TV fechada têm direito de transmissão: Sportv e ESPN. O site fiba.com disponibiliza estatísticas em tempo real.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *