Geração Anos 90

Publicado em

O ex-armador Steve Kerr, de 48 anos, é o favorito para assumir a vaga do demitido Mike Woodson no comando do New York Knicks, a tradicional e estrelada franquia da Big Apple que sequer se classificou para os playoffs. Kerr conquistou três títulos como jogador pelo Chicago Bulls sob o comando de Phil Jackson, que assumiu recentemente a presidência do Knicks.

Kerr se aposentou em 2003, depois de conquistar mais dois troféus pelo San Antonio Spurs, treinado por Greg Popovich (eleito nesta segunda-feira o melhor técnico da temporada). Desde então, é comentarista da TNT, que detém direitos de tranmissão da liga nos Estados Unidos, apesar de ter se afastado por três anos para ser general manager do Phoenix Suns.

A imprensa especializada norte-americana trata Kerr como um “pupilo” e “bem versado na filosofia zen”de Jackson, capaz de implantar o famoso triângulo ofensivo no Knicks, de Carmelo Anthony, Amare Stoudemire, Tyson Chandler e cia.

Caso seja oficialmente confirmado, Kerr será mais um da geração de armadores que tiveram seu auge nos Anos 1990 a assumir o comando técnico de um time da NBA. Nesta temporada, Jeff Hornacek (ex-atleta de Suns, Sixers e  Jazz) faz boa campanha com o Suns e foi o segundo mais votado na eleição de melhor treinador. Na lista dos 10 melhores, outros dois atletas do mesmo período: Mark Jackson, do Golden State Warriors (que jogou por diversas equipes, entre elas Knicks e Pacers); e Jason Kidd, que se aposentou como jogador no ano passado, defendendo o Knicks, e levou o Brooklyn Nets aos playoffs atuais.

Mas nem todos os jovens treinadores se dão bem. O ex-armador Brian Shaw, tricampeão com o Los Angeles Lakers (2000-2002), não conseguiu classificar o Denver Nuggets à fase final. Vinny del Negro, que armou o Spurs por seis temporadas na década de 1990, fez trabalhos apenas medianos no banco de Chicago Bulls e Los Angeles Clippers e está sem emprego desde o ano passado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *