10 recordes e curiosidades da temporada 2012/2013 da NBA

Publicado em

Com mais de um terço dos jogos da temporada regular da NBA disputados, alguns números chamam a atenção e servem de termômetro para o restante do campeonato. Sequência incrível do ex-saco de pancadas Los Angeles Clippers, duelo particular entre LeBron James e Kobe Bryant, Lakers e Celtics patinando, o surpreendente time de vovôs do Knicks, a agonia da equipe de Michael Jordan, o brilho de Anderson Varejão.

Faltam cerca de 50 jogos para cada equipe até os playoffs. Hoje, três dos últimos quatro campeões estão fora do grupo dos oito melhores de cada conferência: Mavericks e Lakers (Oeste) e Celtics (Leste). Heat e San Antonio Spurs mantêm a regularidade. Knicks e Clippers, após boa sequência, podem cair de produção. Thunder/Grizzlies e Hawks/Pacers estão cada vez mais estáveis. Bulls e Warriors, em ascensão. Apostas não faltam.

SOBE Uma espécie de Ibis das últimas décadas, o Clippers conseguiu a maior sequência de vitórias de sua história e o recorde de 16 triunfos em um só mês, igualando Lakers (dez/1971) e Spurs (mar/1996). Em janeiro, voltou ao normal e perdeu as duas primeiras.

DESCE Já o Charlotte Bobcats perdeu 18 jogos consecutivos até vencer o Chicago Bulls, no início da semana. Acreditem, mas não é a pior fase da equipe de Michael Jordan. No ano passado, o jejum foi de 23 partidas – 3º pior da história da liga.


REGULARIDADE LeBron James é o ponto de equilíbrio do estável Miami Heat. O MVP das últimas finais marcou 20 ou mais pontos nos 30 primeiros jogos da temporada. LeBron superou Karl Malone, que na temporada 1989/1990 conseguiu o feito em 24 jogos pelo Utah Jazz.

20 MIL PONTOS LeBron, de 28 anos, deve se tornar este mês o jogador mais jovem a atingir a marca de 20 mil pontos na liga. Ele tem 19.839. Faltam 161.

30 MIL PONTOS Kobe Bryant, que conseguiu a marca perseguida por LeBron aos 29 anos, se tornou em dezembro o mais novo a chegar aos 30 mil pontos, aos 34. Ele é o quinto maior cestinha da história (30.423), a quase 1 mil pontos do quarto, Wilt Chamberlain.

CESTINHA Kobe é o cestinha da temporada (30,1 por jogo) e marcou mais de 30 pontos por 10 jogos seguidos. Ele conseguiu a marca 404 vezes e está atrás de Jordan (562), Chamberlain (515), Karl Malone (435) e Kareem Abdul-Jabbar (429). Em 116 jogos, fez mais de 40 pontos.

TIMES DE VOVÔS O Knicks, uma das surpresas da temporada, começou o campeonato com a maior média de idade da história (32,4 anos). As estrelas Carmelo Anthony (28 anos) e Amare Stoudemire (29) receberam reforço do armador Jason Kidd (39), repatriou Kurt Thomas (40) e Marcus Camby (38), vice-campeões com a franquia em 1999, e tirou da aposentadoria Rasheed Wallace (38).

GARÇOM Kidd, campeão com o Dallas Mavericks há duas temporadas, está a apenas 47 de completar 12 mil assistências na carreira. Ele é o segundo no fundamento. O recordista é John Stockton, ex-Utah Jazz, com 15.806.

VAREJÃO Apesar da péssima campanha do Cleveland Cavaliers, o capixaba Anderson Varejão pode se tornar o primeiro brasileiro a liderar as estatísticas individuais ao fim de uma temporada. Ele tem média de 14,7 rebotes por jogo.


DUPLA DINÂMICA Espinha dorsal do rápido time do Oklahoma City Thunder, Russell Westbrook e Kevin Durant marcaram 85 pontos (45-40) em partida com duas prorrogações contra o Minnesota Timberwolves. É a segunda vez no ano que os dois fizeram mais de 40 pontos, cada, em um mesmo jogo. Em fevereiro do ano passado, marcaram 91 contra o Nuggets (51-40).


Foto: Reuters

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *