Skip to main content
 -
Jornalista, formado pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, em 1983. Colunista do Jornal Estado de Minas e Rádio Tupi. Cobre a Seleção Brasileira há 32 anos, com 73 países visitados, e 265 coberturas internacionais. Vencedor dos Prêmios Imprensa Embratel e Ayrton Senna de Jornalismo, com a Matéria, Meninos do Brasil.

ROGER MOSTROU-SE HUMILDE E CORRIGIU OS ERROS

 

 

 

O Galo é campeão mineiro, o técnico Roger Machado, mostrou-se humilde ao acatar sugestões, sem querer ser pretensioso, deste colunista, que sugeriu o tempo todo que sua equipe abandonasse os três ou quatro atacantes, e jogasse com três volantes. Com isso, o time ganhou consistência defensiva, não deu o menor espaço ao Cruzeiro, e levantou a taça, com autoridade e propriedade.

Não adianta Roger querer jogar com quatro atacantes, deixando apenas Elias, na marcação. Rafael Carioca não marca ninguém, e isso compromete todo o setor defensivo. Com os três volantes, até Carioca melhorou o passe e a marcação. Robinho e Fred eram muito bem municiados por Otero, que cresceu muito nos últimos jogos, talvez até pelo fato de ter mais liberdade para criar, e não se preocupar em marcar. No máximo, fechar os espaços.

Acho que Roger, finalmente, encontrou a solução para a camisa 10, pois Otero saiu-se muito bem e conquistou a torcida. Já admito que ele começa a mostrar futebol. Vamos ver como se comportará no Brasileirão, e na reta decisiva da Libertadores.

Humildade é uma palavra-chave. Roger percebeu que seu esquema de jogo estiva furado, que com Maicosuel, no time, a equipe ficava bem vulnerável, e criava pouco. Curiosamente, com mais um volante, o time ficou certinho, na marcação, e forte no ataque, tanto assim, que criou inúmeras situações de gols, além de ter um gol de Robinho, mal anulado pelo bandeira.

Parabéns a Roger e a todo o grupo atleticano. É muito legal ver um técnico rever sua posição, e aceitar sugestões, de quem acompanha o futebol há 50 anos, 34 dos quais, como jornalista, especializado no esporte bretão. Sorte a ele e ao Galo. Parabéns pela conquista. Sei que os estaduais não valem nada. Porém, se perdesse a taça, Roger estaria sendo crucificado, hoje.

 

CRUZEIRO

O time azul foi envolvido pela marcação do Galo, nos dois jogos, e não teve o mesmo brilho de jogos anteriores. Não é também para se jogar no lixo o trabalho muito bem feito até aqui. Longe disso. O Atlético teve méritos, jogou bem as duas partidas, e mereceu a taça. Além disso, teve a melhor campanha na fase de pontos corridos. O time azul tem muitos jogadores talentosos, precisa de alguns ajustes, mas é um dos candidatos ao título brasileiro e a Copa do Brasil. Continua muito forte, muito bem treinado e com muita qualidade. Repito o que escrevi acima: os estaduais não valem, nada, mas, é claro, que na decisão, todos querem ganhar. A perda, porém, não suja a imagem de Mano perante a torcida. Ele continua forte, no cargo, com um excelente time em mãos, que, com certeza, vai dar alegrias ao torcedor. Daqui pra frente, jogando contra equipes do seu tamanho, Cruzeiro e Atlético vão nos mostrar onde poderão chegar, de verdade.