Skip to main content
 -
Jornalista, formado pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, em 1983. Colunista do Jornal Estado de Minas e Rádio Tupi. Cobre a Seleção Brasileira há 32 anos, com 73 países visitados, e 265 coberturas internacionais. Vencedor dos Prêmios Imprensa Embratel e Ayrton Senna de Jornalismo, com a Matéria, Meninos do Brasil.

SANTOS, FLA, GRÊMIO, SP E INTER SÃO SIM CAMPEÕES DO MUNDO

FIFA SÓ RECONHECE TÍTULO DO CORINTHIANS PARA CÁ

Os homens que comandam a Fifa são mesmo uns piadistas. Sepp Blatter, afastado do futebol, por corrupção, disse em entrevista há alguns anos, que a Fifa só reconhece campeões mundiais de clubes de 2000 para cá, quando o Corinthians foi campeão. Na visão desses caras, que nunca deram um chute na bola, Santos, Flamengo, Grêmio, São Paulo e Inter jamais ganharam o Mundial. Como dizer isso para os ídolos do Flamengo, Zico por exemplo? O saudoso mestre, Telê Santana, deve estar se revirando no túmulo, pois ganhou dois mundiais com o São Paulo.

É por essas e outras que não creio nesses dirigentes. Pensei que Gianni Infantino entraria e mudaria esse quadro, mas, pelo jeito, ele mantém a decisão ridícula de Blatter e sua trupe. Porém, para os torcedores que amam o futebol de verdade, todos que disputaram o Mundial Interclubes e ganharam, em apenas um jogo ou nos moldes atuais, são campeões sim. Só mesmo esses engravatados para não reconhecerem o que é obvio.

CAMPEONATO MINEIRO

Segue, neste fim de semana, o Campeonato Mineiro. Os grandes times da capital ainda estão se reformulando e buscando o melhor ritmo de jogo. Na sequência tem a Primeira Liga, competição atraente e rentável. Eu não gosto dos Estaduais. São competições retrógradas e falidas. Entretanto, são essas competições que sustentam as federações no país. Então, que os presidentes das entidades, encontrem um jeito de torná-las atraentes, competitivas e rentáveis, pois os grandes clubes perdem cinco meses do ano numa competição que o torcedor não liga e não acredita mais. O Galo pega o Muriaé, naquela cidade, neste sábado. O Cruzeiro recebe o tricordiano, no Mineirão, domingo. Acho que os dois grandes devem usar a competição para fazer “treinos de luxo”, e se prepararem para as competições nacionais e internacionais. Garanto que o torcedor alvinegro está de olho na Libertadores. Já os azuis, na Primeira Liga, Copa do Brasil e Brasileirão. Nem mesmo a Sul-Americana tem apelo. É outra competição que para mim não tem tanta importância. O que vocês acham? Aproveitem e vejam meu comentário sobre o clássico de quarta-feira, no Mineirão, em blog anterior.