Skip to main content
 -
Jornalista, formado pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, em 1983. Colunista do Jornal Estado de Minas e Rádio Tupi. Cobre a Seleção Brasileira há 32 anos, com 73 países visitados, e 265 coberturas internacionais. Vencedor dos Prêmios Imprensa Embratel e Ayrton Senna de Jornalismo, com a Matéria, Meninos do Brasil.

INTER CAI PELA PRIMEIRA VEZ! GALO E RAPOSA DECEPCIONAM

BRASILEIRÃO NÃO VAI DEIXAR SAUDADES

O Internacional está rebaixado. Agora só temos Flamengo, Santos, Cruzeiro e São Paulo, que jamais caíram. O Fluminense e o Grêmio devem uma Série B, naquela maracutaia de 1999. O Campeonato Brasileiro termina sem deixar a menor saudade.

O Palmeiras foi o campeão, sem ter feito uma partida mágica, aquela de encher os olhos. Flamengo e Santos também não agradaram. América, Santa Cruz e Figueirense, que juntam-se ao Inter na Série B, foram medíocres.

Cruzeiro e Atlético foram uma decepção. O time azul, único campeão nos pontos corridos, fora do eixo Rio-SP, e diga-se de passagem, tricampeão, brigou boa parte da competição para não cair. O Galo, com time milionário, e alguns ex-jogadores em atividade, foi uma vergonha. A folha salarial mais cara do país, e nenhum título. Só vexame!

E para terminar este ano terrível, tivemos o assassinato de 70 pessoas, cometido pelo piloto, Miguel Quiroga, por negligência. Ele não colocou combustível suficiente para o voo da Chapecoense, e matou 70 inocentes, suicidando-se. Um ano trágico para o nosso futebol. Pelo menos, percebemos que o brasileiro ainda tem um pouco de solidariedade.

Num país onde a corrupção impera de Norte à Sul. Onde a maioria dos políticos está na folha de propina das grandes empreiteiras, o futebol é apenas um reflexo de uma sociedade dizimada pelo roubo de governadores, de presidentes de Câmaras Municipais, por ladrões, que ao invés de trabalhar para o povo, roubam sua merenda, sua saúde, sua educação. Pobre Brasil. Pelo que estamos vendo, uma guerra civil se aproxima. O Congresso e as instituições estão desmoralizados. O que será de nós?