Skip to main content
 -
Jornalista, formado pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, em 1983. Colunista do Jornal Estado de Minas e Rádio Tupi. Cobre a Seleção Brasileira há 32 anos, com 73 países visitados, e 265 coberturas internacionais. Vencedor dos Prêmios Imprensa Embratel e Ayrton Senna de Jornalismo, com a Matéria, Meninos do Brasil.

DECEPÇÃO HÁ QUASE MEIO SÉCULO!

NÃO DÁ MAIS

O Atlético perdeu para o Coritiba por 2 a 0, e perdeu a chance de ainda sonhar com o título brasileiro. Dez pontos atrás do Palmeiras, faltando quatro rodadas, não dá mais, mesmo porque Flamengo e Santos estão á frente, e hoje seriam os parceiros do Palmeiras na Copa Libertadores. Mantendo-se em quarto lugar, o Atlético Mineiro disputará a pré-Libertadores.

O presidente, Daniel Nepomuceno, não mediu esforços. Gastou uma fortuna, contratou jogadores caros e veteranos, mas no fim o time não conseguiu o título brasileiro. São 45 anos de decepção, na fila, o que é constrangedor. Não adianta gastar, gastar e gastar e o título não acontecer. O Brasileiro é a principal competição do país, e equipes de nível médio, como Guarani e Bahia, já ganharam a taça depois que o Galo foi campeão há quase meio século. Todo ano é a mesma coisa: esperança no começo da competição, frustração no fim.

Ainda há uma esperança de título, que é a Copa do Brasil. Os jogos decisivos serão dias 23 e 30. A primeira partida em BH. A segunda, na Arena do Grêmio. Parada torta e indigesta, principalmente pelo fato de o Atlético não ter apresentado futebol equilibrado e convincente. Mas não resta outra alternativa. O título salvará a temporada. A perda dele vai caracterizar mais um vexame para o alvinegro.

DEMISSÃO
O técnico, Levir Culpi, foi demitido, após perder por 4 a 2 para o Cruzeiro. Há 30 anos no futebol, dirigindo grandes equipes, Culpi ganhou apenas duas Copas do Brasil, mas está rico. O futebol brasileiro permite isso. E olha que ele não é mau treinador. Ao contrário, o acho dos melhores. Porém, se perde no meio das competições, e a cada ano que passa torna-se uma decepção para os clubes que apostam nele. Acho mesmo que o melhor caminho é o Japão, onde ele é querido, pois lá não há exigência de título e sim de bom trabalho, e isso, ele sabe fazer. Só não tem a sorte dos ganhadores.

PLANEJAMENTO
Livre da possibilidade de queda, resta ao Cruzeiro se planejar para a próxima temporada, montando um time forte e decente. O técnico, Mano Menezes, deve fazer uma barca e mandar embora jogadores que não deixarão a menor saudade. É preciso inteligência e criatividade, pois o mercado não oferece muita coisa boa. Não há craques e os poucos bons jogadores já estão empregados em equipes de ponta. Resta ir nos países vizinhos e tentar achar jogadores de nível. Aqui no Brasil está difícil, pois a maioria é enganadora. E vale lembrar que mesmo que haja resultados ruins no Mineiro, Mano não deve ser demitido, pois mudança de técnico, normalmente é maléfica aos clubes. O Cruzeiro sofreu isso nesta temporada e quase caiu!

SEGUNDONA
O América entrou na Série A com time de Série B e está voltando para a Segundona. Também, fazer futebol com R$ 10 milhões, enquanto os concorrentes fazem com 20 vezes mais, é realmente difícil!