Skip to main content
 -
Jornalista, formado pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, em 1983. Colunista do Jornal Estado de Minas e Rádio Tupi. Cobre a Seleção Brasileira há 32 anos, com 73 países visitados, e 265 coberturas internacionais. Vencedor dos Prêmios Imprensa Embratel e Ayrton Senna de Jornalismo, com a Matéria, Meninos do Brasil.

FINAL FOI DEFINIDA SEMANA PASSADA

GALO X GRÉMIO

O futebol é o único esporte coletivo em que o mais fraco pode vencer o mais forte. Porém, não acredito nisto nesta quarta-feira, pois Atlético e Grêmio, pela expressiva vantagem que conseguiram na semana passada, deverão fazer a final da Copa do Brasil. O Galo pode perder até por 1 a 0, em seu alçapão. O Grêmio também, em sua Arena. Pelo momento de ambos e pela fragilidade de Cruzeiro e Inter, atualmente, acho que a final foi definida na semana passada.

O Galo chegou vencendo equipes de qualidade duvidosa, que não estão à sua altura. Ponte Preta e Juventude. E agora encara o Inter, com time reserva. Esse é o regulamento da competição e não adianta esbravejarem. Em seis jogos apenas, dois dos quais contra adversários fracos, o Galo poderá estar na final. E vale lembrar que em 12 pontos disputados contra Ponte e Juventude, ganhou apenas cinco, mas se garantiu na semifinal. Acho que a CBF deveria rever seus conceitos e regulamentos, para evitar que a Copa do Brasil caia em descrédito.

Vale lembrar, também, que na única vez em que foi campeão da Copa do Brasil, em 2014, o Galo venceu Flamengo, Corinthians e Cruzeiro. Jogos dificílimos, nos quais conseguiu viradas históricas, valorizando sua conquista inédita. Acho mesmo que todas as equipes deveriam disputar a Copa do Brasil desde a sua primeira fase. A melhor forma é não deixar os times que disputam a Libertadores, participarem, como era no passado. Mas o Galo não tem nada com isso. está no seu papel e briga por mais uma taça. Com o Independência lotado, com certeza chegará à final.

Na Arena do Grêmio, o time gaúcho também tem enorme vantagem sobre o Cruzeiro, e deverá avançar. Pelo momento ruim do time azul, não acredito em virada. E o Grêmio está muito forte, reencontrou seu melhor futebol sob o comando de Renato Gaúcho, e parte firme para ser o maior ganhador da Copa do Brasil, com cinco conquistas. Pode até perder por 1 a 0 que estará na grande decisão. Vou torcer, ainda, por uma final mineira. Porém, não acredito jamais. Acho que na semana passada, os resultados, definiram os finalistas e Grêmio e Galo deverão estar na grande decisão.

KALIL PREFEITO

Alexandre Kalil é o novo prefeito de BH. Fico feliz, pois o conheço há décadas, somos amigos, e confio muito nas propostas de campanha que fez. Foi honesto ao dizer que não há dinheiro para grandes obras, e sim para melhorar o que está aí. Realmente o Brasil precisa de gestores, não de políticos. O grande desafio é reconquistar a confiança do povo, que com abstenções, votos nulos e brancos, superou a votação que ele teve, assim como aconteceu no Rio e em São Paulo. É o momento de reflexão, pois o povo está cansado de levar chicotada nas costas. Confio e acredito que Kalil fará uma grande gestão. Por isso mesmo, ele teve o meu voto.