Skip to main content
 -
Jornalista, formado pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, em 1983. Colunista do Jornal Estado de Minas e Rádio Tupi. Cobre a Seleção Brasileira há 32 anos, com 73 países visitados, e 265 coberturas internacionais. Vencedor dos Prêmios Imprensa Embratel e Ayrton Senna de Jornalismo, com a Matéria, Meninos do Brasil.

CHUPANDO O DEDO!

CARIOCAS E PAULISTAS CHUPANDO O DEDO NA COPA DO BRASIL

Cruzeiro x Corinthians. Internacional x Atlético. São esses os jogos das semifinais da Copa do Brasil, que começam nesta quarta-feira. Não tem time paulista, nem carioca. Que coisa boa! Dessa forma, os árbitros não tenderão para eles. Normalmente, gostam de fazer média com os times desses estados. Não que sejam venais, mas que puxam o saco, ah isso puxam!

Com dois times mineiros e dois gaúchos, imagino que os árbitros não terão preferência, e deverão apitar aquilo que realmente acontecer. O Mineirão vai estar lotado. É a última chance de a torcida azul ver sua equipe vislumbrar a possibilidade de título. Ao lado do Grêmio, o Cruzeiro tem 4 Copas do Brasil e ambos os times, sabem muito bem como chegar à finalíssima. Espero que seja um espetáculo belíssimo, sem violência, com grandes jogadas e gols. O futebol brasileiro precisa disso.

No Beira Rio, o Inter recebe o Galo. Existe a possibilidade de o time gaúcho entrar com boa parte dos reservas, porque prioriza o Brasileiro, onde corre o risco de queda. Mas, com os reservas, o time gaúcho eliminou o Santos, que era favorito. Mas o Galo, com seu grupo forte, caro e de qualidade, tem a obrigação de passar à final. Ainda mais que vai decidir a parada em sua casa, no Independência. Como no Brasileiro, não conseguiu chegar ao título que persegue há 45 anos, quem sabe pode faturar o bi da Copa do Brasil?

O importante, porém, é sabermos que Minas e Rio Grande do Sul não deram chances a cariocas e paulistas. A Copa do Brasil, caminho mais curto para a Libertadores, ficará num desses estados, com possibilidade até de final entre os times de cada um deles. Claro que queremos uma final mineira, a exemplo do que aconteceu em 2014, com o Galo levando a melhor sobre o Cruzeiro. E vamos torcer muito para que Raposa e Galo façam novamente esta final. Aí, teríamos, com certeza, um deles na Libertadores 2017.

PONTOS CORRIDOS

Desde que o Campeonato Brasileiro foi instituída em 2003, somente o Cruzeiro conseguiu atrapalhar a vida dos times cariocas e paulistas, conquistando o Brasileirão 3 vezes: 2003, 2013 e 2014. Todos os outros títulos ficaram com cariocas e paulistas. 2004 (Santos), 2005 (Corinthians), 2006/07/08 (São Paulo), 2009 (Flamengo), 2010 (Fluminense), 2011 (Corinthians), 2012 (Fluminense) 2013/14 (Cruzeiro), 2015 (Corinthians). Este ano, muito provavelmente, outro paulista, o Palmeiras, vai levantar o caneco. O que acontece com os times dos outros estados, que não conseguem fazer frente a cariocas e paulistas? Muitos dirão que Rio e São Paulo têm mais times na disputa. Isso para mim não é desculpa, haja vista, que qualidade não é quantidade. É bom as equipes de outros estados se organizarem melhor. O Cruzeiro salva o restante do país, com três belíssimas e incontestáveis conquistas.