Skip to main content
 -
Jornalista, formado pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, em 1983. Colunista do Jornal Estado de Minas e Rádio Tupi. Cobre a Seleção Brasileira há 32 anos, com 73 países visitados, e 265 coberturas internacionais. Vencedor dos Prêmios Imprensa Embratel e Ayrton Senna de Jornalismo, com a Matéria, Meninos do Brasil.

JOGOS NO MESMO DIA E HORÁRIO

CBF DEVERIA DETERMINAR ASSIM

Por causa dos erros de arbitragem e de outras coisas erradas no futebol brasileiro, a CBF deveria determinar que até a última rodada os jogos do Brasileirão sejam todos no mesmo dia e horário, tanto na parte de cima, quanto na de baixo. Os clubes têm interesse em resultados de seus concorrentes e não acho justo que uma equipe jogue mais cedo e que a outra entre sabendo o que precisa fazer. Pode até mesmo entrar pressionada.
Por exemplo: O Palmeiras joga mais cedo e vence. Abre, então, sete pontos para o Flamengo e 10 para o Galo. Aí, quando Flamengo e Atlético tiverem seus compromissos, mais tarde ou até em outro dia, entrarão pressionados, na obrigação de vencer. É muito ruim isso. E os times da parte de baixo também poderão se sentir prejudicados. Faltam apenas sete rodadas para o fim da competição. Não custa nada a CBF atender aos clubes e por todos os jogos no mesmo dia e horário.

SERÁ O FIM?

O zagueiro, Leonardo Silva, sofreu grave contusão muscular, e, segundo as previsões, não joga mais este ano. Como seu contrato está vencendo e ele tem 37 anos, o Atlético não deverá renovar com ele. Uma pena, pois em cinco anos, deu títulos e alegrias aos atleticanos. Fosse eu o presidente do clube, e o convidaria para fazer parte da diretoria de futebol. Com sua vivência e experiência, por ser um líder nato, poderia muito bem ajudar o clube nas próximas temporadas.

FÓRMULA-1

O piloto mineiro, Sérgio Sette Câmara, deverá chegar à Fórmula-1 daqui a dois ou três anos. O trabalho feito na Red Bull está muito bom, e ele tem sido elogiado pelos donos da equipe. Quando fez seu primeiro teste, em Silverstone, num carro de F-1, Serginho saiu-se muito bem, e deixou os homens que comandam a categoria, impressionados. Como bom mineiro, não está com pressa para chegar ao topo. Vai trabalhar firme, nos próximos anos, para chegar preparado, e em condições de ganhar títulos para o Brasil.

MATEMÁTICOS SÃO UMA PIADA

Eles dizem que mais três vitórias darão o título ao Palmeiras. O Verdão chegaria aos 73 pontos. Porém, se o Flamengo vencer seus sete jogos, chegarás 81 pontos, e as previsões desses analistas de números vai para o espaço. Futebol é bola na rede e não ciência exata. E ainda tem gente que se norteia por esses oportunistas!

MARACA

O Flamengo vai jogar no Maracanã, pela primeira vez, neste Brasileiro. O jogo contra o Corinthians, nesse domingo, será de casa cheia. Uma pena que o estádio tenha sido entregue ao rubro-negro um pouco tarde, pois se isso tivesse acontecido antes, o Flamengo já estaria com a mão na taça. A força da torcida no Maraca é algo impressionante.

PLANEJAMENTO

Fugindo de perto da zona da degola, o Cruzeiro já se planeja para 2017, para evitar o fracasso dessa temporada. O clube ainda aposta na conquista da Copa do Brasil, para salvar o ano, mas se não conseguir chegar à final, não terá problema. Já está assinando pré-contratos com atletas, para formar um grande time na próxima temporada. Porém, a diretoria aposta numa vitória sobre o Grêmio, e quer pegar o Galo, na final, para vingar 2014, quando pela primeira vez na história, as duas equipes decidiram uma taça em nível nacional. O Galo venceu os dois jogos e levou pela primeira vez a Copa do Brasil. O Cruzeiro tenta sua quinta conquista. Só que terá o Grêmio, que junto com ele tem quatro taças, e que é parada duríssima, principalmente pelo fato de o segundo jogo acontecer na Arena do Grêmio.