Skip to main content
 -
Jornalista, formado pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, em 1983. Colunista do Jornal Estado de Minas e Rádio Tupi. Cobre a Seleção Brasileira há 32 anos, com 73 países visitados, e 265 coberturas internacionais. Vencedor dos Prêmios Imprensa Embratel e Ayrton Senna de Jornalismo, com a Matéria, Meninos do Brasil.

O FUTEBOL É UMA MÃE

FUTEBOL NÃO É CIÊNCIA EXATA

A nove rodadas do fim do Brasileirão, os matemáticos, analistas de números e sites querem aparecer e se promover em nome do futebol, com projeções matemáticas sobre a possibilidade de título e de queda. Essa gente não aprende! Houve um ano, se não me engano, 2009 em que as chances de queda do Fluminense eram de 99%, segundo esses bobos. Mas como o futebol não é ciência exata, o Flu ganhou seis jogos, empatou um e não caiu. E no ano seguinte, foi campeão brasileiro.
Se a bola não entrar na casinha, nada feito. Se entrar, tudo feito. Só mesmo o futebol, que premia e dá dinheiro a qualquer fanfarrão, para alimentar esse tipo de gente. O Palmeiras é o líder, provável campeão, se fizer os gols e ganhar os jogos. Caso contrário, nada feito e as projeções vão para o brejo. Futebol é bola na rede. Na boa época, esses fanfarrões não tinham vez. Era bola na rede e ponto.
Não havia espaço para oportunistas e até a última rodada, os clubes brigavam por título ou para não cair, sem que houvesse percentual. Hoje, os sites se alimentam dessa bobagem.
Que os torcedores de Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro saibam que somente a bola na rede, o bom futebol e a qualidade dará o título a um deles. Não adianta ter 90% de chance se a bola não entrar na casinha. Detesto matemática no futebol, e, por consequência, esses tais matemáticos.

VENDA DE JOGOS
É condenável, ridículo e uma vergonha uma equipe, seja ela qual for, vender seu mando de campo, prejudicando outras equipes. Com certeza o palmeiras venceria o América aqui ou na China, pois tem mais grupo, mais time, mais tudo. Porém, o Coelho pisou na bola ao levar o jogo para Londrina, pensando somente no dinheiro. Entendo a posição do clube, que precisa arrecadar dinheiro para pagar a folha, já que está, virtualmente, rebaixado. Porém, é inaceitável que no Brasil ainda ocorra isso. E digo mais: equipes que colocam times reservas também deveriam ser punidas, pois vão prejudicar quem disputa o título e quem foge do rebaixamento. Por isso, na Europa, o futebol é sério. Os times são campeões com várias rodadas de antecedência, mas nem por isso põe time reserva. respeitam a competição, os rivais, e, fundamentalmente, os torcedores.

CRUZEIRO PODE AJUDAR FLA E GALO
Uma vitória do Cruzeiro sobre o Palmeiras, na quinta-feira, pode ajudar Flamengo e Atlético Mineiro na luta pelo título. Se isso a conhecer e o Flamengo vencer o Fluminense, chegará aos mesmos 60 pontos do Palmeiras. E se o Galo vencer o América, chegará aos 56, mantendo-se na briga pela taça. vale lembrar que o Verdão tem 18 vitórias, o Flamengo 17 e o Galo apenas 15. O primeiro critério de desempate é o número de vitórias. portanto, é bom o Galo começar a ganhar.

PREFEITO DE MARACAIBO CITA PROPINA
A Copa América, vencida pelo Brasil, foi disputada na Venezuela. O prefeito de Maracaibo, deu entrevista, dizendo que pagou a propina de $ 1 milhão, para que a final fosse disputada lá. A Conmebol promete investigar. VERGONHA!