Skip to main content
 -
Evaristo Magalhães é Doutor em Psicanálise pela UFMG, Psicanalista Clínico e possui dois livros publicados: Crônicas para amar e A vida dói?

POR QUE OS ARROGANTES NUNCA VÃO A UM PSICANALISTA?

Não existe psicanálise para quem se diz dono da verdade. O que o psicanalista lida é sem verdade.

Equivoca-se quem se diz possuidor de qualquer certeza sobre a vida. Não existe a menor possibilidade de quem quer que seja se sustentar existencialmente – e por muito tempo – em algo pronto e acabado.

A força do vínculo de alguém com seus dogmas é proporcional ao surto que ele terá quando se der conta da ilusão de suas crenças.

A psicanálise começa onde termina a verdade. O lugar do psicanalista é o de se oferecer como escuta do vazio de seu paciente para que ele construa alguma coisa nesse lugar. O lugar do psicanalista é no sentido de que ele não construa nenhuma bobagem para si ou para os seus.

Todo mundo que deita em um divã é porque está profundamente angustiado por não conseguir colocar nenhum saber sobre seu vazio. O psicanalista, então, se oferece para ficar no lugar desse vazio.

É isso que o psicanalista sabe fazer: ser o vazio do outro.

No entanto, ele precisa estar muito bem preparado para dar conta de suportar tudo de angústia, depressão, ansiedade, revolta e dor que seu paciente poderá jogar nesse lugar.

Espera-se que algum momento ele consiga jogar algo de bom aí!

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento por vídeo chamada pelo WhatsApp: 31 996171882
Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *