Skip to main content
 -
Evaristo Magalhães é Doutor em Psicanálise pela UFMG, Psicanalista Clínico e possui dois livros publicados: Crônicas para amar e A vida dói?

PREFIRO SER ESSA METAMORFOSE AMBULANTE …

Ninguém ocupa lugar algum na vida de quem quer que seja. Ninguém ocupa lugar algum na sociedade, na política e na cultura. Não ocupa, porque esse lugar não existe.

Esse lugar é uma ilusão porque não é possível uma ideia fixa de pessoa, sociedade, política e cultura. Não existe conceito que não seja faltoso.

Portanto, se tivéssemos que ocupar algum lugar, esse lugar jamais seria tão purificado, equilibrado e perfeitinho como parece.

Nada e nem ninguém – que faça parte do universo humano – existe fora de suas pulsões inconscientes e destrutivas. A ideia de sociedade só é possível porque execra de si tudo o que entende como sendo anti-sociedade. A ideia de política lembra a ideia de partido, que lembra a ideia de grupo, que lembra negociações, acordos e interesses.

Portanto, se ocupamos algum lugar no mundo, esse seria o do não-lugar – no sentido de denunciarmos o avesso de tudo que se apresenta como tendo só um lado.

A pessoa que acha que já se encontrou, seguramente, não tem noção da infinidade de bizarrices que estão por detrás dos conceitinhos bonitinhos e limpinhos que ela tanto idolatra.

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento por vídeo chamada pelo WhatsApp: 31 996171882
Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *