Skip to main content
 -
Evaristo Magalhães é Doutor em Psicanálise pela UFMG, Psicanalista Clínico e possui dois livros publicados: Crônicas para amar e A vida dói?

NÃO EXISTE ANTIDEPRESSIVO PARA O FIM DA VIDA …

Infelizmente, nas ansiedades e depressões, as pessoas querem algo que funcione: uma palavra, uma ação ou um medicamento.

Ninguém quer uma conta bancária negativa. Ninguém quer viver com um carro estragado. Ninguém quer carregar um celular que trava o tempo todo.

O carro podemos consertar e o celular podemos trocar por outro com uma memória maior.

O que resolve as ansiedades e depressões não é o que funciona. Pelo contrário, é o que não funciona. Não sabemos de onde viemos e para onde vamos. Vamos envelhecer e morrer. Nunca teremos cem por cento de certeza da veracidade do que as pessoas nos dizem.

Somos sem funcionalidade no que tange à nossa existência. Não existe conta bancária, carro, celular, palavra ou medicamento que possa nos livrar do fato de que somos finitos.

Nossas depressões e ansiedades estão diretamente relacionadas ao que somos e que não existe conserto para isso. Não existe oficina para o fim da vida. Não podemos nos trocar por uma pessoa mais jovem.

Em se tratando de quem somos, não adianta buscar pelo que funciona. Funcionamos para muitas coisas. Mas, há em nós o que é disfuncional. Teremos que carregar essa disfuncionalidade. Teremos que ver o que vamos fazer com ela. Teremos que dar conta da felicidade com ela.

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento por vídeo chamada pelo WhatsApp: 31 996171882
Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *