Skip to main content
 -
Evaristo Magalhães é Doutor em Psicanálise pela UFMG, Psicanalista Clínico e possui dois livros publicados: Crônicas para amar e A vida dói?

NÃO DÁ PRA EXISTIR SEM DOR …

Ninguém quer perder. No entanto, somos perda. Contudo, o mundo nos oferece uma série de artifícios para enfrentarmos isso – que é nosso – e que tanto nos aterroriza.

Chorar, destrambelhar, gritar, ir atrás e se humilhar não deixam de ser artifícios que temos para rejeitarmos isso que nos enlouqueceria – se tivéssemos que encarar de frente.

Não sabe amar aquele que sofre depois do fim de um amor. Deveria ser a coisa mais normal do mundo aceitar – com tranquilidade – quando tudo acaba. Há culturas que fazem festa quando morre um ente querido.

Infelizmente, queremos fazer com certas emoções nossas o mesmo que fazemos com os dejetos, sujeiras e lixos de nossas casas.

Ocorre que nossas emoções não são coisas que podemos simplesmente jogar para debaixo do tapete, dar descarga, queimar, entulhar ou desovar.

Não existe psicologia capaz de nos livrar de nossas emoções. Precisamos encontrar algo que nos unifique a elas. Fazer isso é – no mínimo – preventivo da depressão e da loucura.

O que fazer com o que nos perturba? Isso é de cada um. Espera-se que façamos bem feito.

Evaristo Magalhães – Psicanalista.
Atendimento por vídeo chamada pelo WhatsApp: 31 996171882
Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *