Skip to main content
 -
Evaristo Magalhães é Doutor em Psicanálise pela UFMG, Psicanalista Clínico e possui dois livros publicados: Crônicas para amar e A vida dói?

O QUE FAZER COM O QUE TE PERTURBA EMOCIONALMENTE?

É muito perigoso não saber o que fazer com o que perturba. Podemos descarregar isso em nossos sonhos, sintomas e esquecimentos.

O problema é quando nem o onírico, nem o corpo e nem os atos falhos dão conta de nos livrar disso.

Para onde pode ir o que não foi para os nossos sonhos, sintomas e esquecimentos? Pode ir para a realidade – de forma nua e crua. Esse é o grande perigo.

Não podemos subtrair nosso inconsciente dos recursos que temos para lidar com ele. Em contrapartida, não podemos achar que existe algum recurso capaz de dar conta de tudo dele. Não existe. É preciso não agir com ele. É preciso agir sobre ele – criando recursos novos.

Isso tem fim? Não. Nosso inconsciente escorrega por entre cada recurso que inventamos. E não adianta querer se programar pensando, imaginando e fantasiando. Ele é improgramável.

O inconsciente é o imprevisível, o que não sabemos e o que nos surpreende com angústias e ansiedades. A ciência pode antecipá-lo com previsões? Não. Quanto a ele, só podemos agir – e é esperado que não façamos nenhuma bobagem!

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento por vídeo chamada pelo WhatsApp: 31 996171882
Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *