Skip to main content
 -
Evaristo Magalhães é Doutor em Psicanálise pela UFMG, Psicanalista Clínico e possui dois livros publicados: Crônicas para amar e A vida dói?

MUITO CUIDADO COM AS SUAS EXPECTATIVAS …

O problema não é encontrar um grande amor, fazer cirurgia plástica ou defender uma determinada ideologia. O problema é a expectativa que se cria em torno desse grande amor, dessa cirurgia e dessa militância.

A expectativa tem a ver com nossos desejos, projetos, crenças e sonhos. E quais sonhos queremos realizar? O sonho de ser feliz no amor, de manter a eterna juventude e de construir a sociedade perfeita. Sabe quando realizaremos esses sonhos? Nunca.

Não existe o que sonhamos porque somos contingentes. Ou seja, ninguém tem a garantia de que o daqui pouco será igual ao agora. Tudo pode acontecer, para a nossa alegria ou para a nossa tristeza.

Desse modo, temos que tomar muito cuidado para não associarmos esse elemento castrado da nossa subjetividade aos nossos amores, nossas lutas estéticas e políticas.

O sentido do amor, da beleza e da utopia social não pode prescindir desse componente faltoso da nossa condição existencial. Nada dá conta dele.

Podemos encontrar – sim- um grande amor, a promessa da eterna juventude e a revolução social. Porém, nenhum amor, nenhuma beleza e nenhuma luta política é capaz de fazer parar o tempo.

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento por vídeo chamada pelo WhatsApp: 31 996171882
Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *