Skip to main content
 -
Evaristo Magalhães é Doutor em Psicanálise pela UFMG, Psicanalista Clínico e possui dois livros publicados: Crônicas para amar e A vida dói?

O QUE ACONTECE QUANDO PROCURAMOS UM PSICANALISTA?

 

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento por vídeo chamada pelo WhatsApp: 31 996171882

Não sabemos de onde viemos e nem para onde vamos. Vamos envelhecer e vamos morrer. Quais recursos possuímos para lidar com essas certezas? A religião, a filosofia e a ciência.

Não é a religião que fanatiza. Não é a filosofia que radicaliza e não é a ciência que enlouquece. Ou seja, o problema não é a fé, a sabedoria e o conhecimento. O problema é a pessoa. O problema é como cada um lida com o fato de não saber de onde veio e para onde vai, de não poder controlar o tempo e de se saber mortal.

É por isso que a psicanálise tem a sua importância no mundo. Quando procuramos um analista é porque estamos angustiados ou ansiosos. A angústia e a ansiedade são sintomas de que a religião, a filosofia e a ciência fracassaram em nossas vidas como ferramentas de interpretação dos nossos enigmas.

No divã, somos levados de encontro a isso que não sabemos acerca de nós mesmos. O bom do divã é que, por estarmos diante do olhar de um profissional, não corremos o risco de nos iludirmos com falsas promessas de cura dos nossos dilemas existenciais.

Muito pelo contrário, a psicanálise repudia toda e qualquer forma de fanatismo, radicalismo ou loucura. A psicanálise nos propicia não mais um saber-pensar sobre nós mesmos e, sim, um saber-fazer sobre nós mesmos – com a condição de façamos bem feito.

Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *