Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento por vídeo chamada pelo WhatsApp: 31 996171882
Não amamos apenas para beijar na boca ou fazer sexo. Não amamos por beleza, riqueza ou virilidade. Nossa incompletude não é física, monetária ou sexual. Nossa incompletude é existencial.
No fundo, amamos para nos proteger da solidão. De qual solidão? Da solidão de não sabermos de onde viemos e nem para onde vamos. Da solidão de que vamos envelhecer e de que vamos morrer.
Na verdade, ficamos agressivos porque a agressividade está escrita em nosso DNA. É por isso que queremos possuir as coisas e as pessoas – porque suas ausências atualizam as nossas ausências existenciais.
Não sabe viver que tem medo da solidão de não saber de onde veio e nem para onde vai. Não sabe viver quem tem medo da solidão de envelhecer e de morrer.
Nesta vida, aprendemos que os melhores antídotos para as nossas dores de existir é a acumulação de coisas e de pessoas. Não é. Ninguém tem qualquer antídoto eficaz para isso. Toda filosofia, ciência e religião blefa diante disso. Deus nos fez sem esses saberes para ver a nossa capacidade de ser sem eles.
Não somos por nenhuma filosofia, ciência ou religião. Começamos a ser, de verdade, quando termina toda filosofia, ciência ou religião.
Na verdade, não podemos ser pelo pensar porque não há o que pensar sobre a verdade que mais somos. Temos que ser pelo saber-fazer. Temos que fazer bem feito com o que somos sem qualquer saber.
Acho que é isso o que Deus espera de nós!
Instagram:@evaristo_psicanalista