Skip to main content
 -
Evaristo Magalhães é Doutor em Psicanálise pela UFMG, Psicanalista Clínico e possui dois livros publicados: Crônicas para amar e A vida dói?

O QUE A ARTE TEM PARA NOS ENSINAR?

 

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento online: WhatsApp 31 996171882

Temos muito o que aprender com os artistas. Não sabemos de onde viemos e nem para onde vamos. Como nos posicionamos frente a isso? Com angústia e ansiedade? Com depressões, somatizações e surtos? Os artistas se posicionam com arte.

Gosto quando o cinema faz graça dos nossos impasses de ser. Gosto quando o humor transfigura nossa dor de existir em riso. Gosto quando a pintura dá forma e cor aos nossos dramas. Gosto quando o poeta junta em um mesmo verso nossas alegrias e tristezas. Gosto quando a arte traz o mórbido misturado com imagens, cores, sons e gestos.
Gosto quando arte nos devolve o olhar para o inevitável.

Ninguém quer ver a próprias mazelas a olho nu. É por isso que a arte é necessária. Ela dá dignidade ao que mais nos perturba. Ela torna sublime o que de pior somos. Ela é a borda do belo contornando o esquizo.

É uma pena que sabemos tão pouco de arte. É uma pena que não aprendemos a fazer arte. Deve ser por isso que consumimos tantos ansiolíticos e antidepressivos. Deve ser por isso que tantos estão surtando ou pondo fim à própria vida.

Sem a arte nossos dilemas permanecem recalcados – e retornam muito pior.

Sem a arte não suportamos a realidade. Com a arte podemos tangenciar o real – sem pânico e sem desespero. Podemos – e bem perto dele – tomá-lo como sendo nosso!

Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *