Skip to main content
 -
Evaristo Magalhães é Doutor em Psicanálise pela UFMG, Psicanalista Clínico e possui dois livros publicados: Crônicas para amar e A vida dói?

NÃO EXISTE ESSA HISTÓRIA DE VIVER SÓ O AQUI E O AGORA …

 

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento online: WhatsApp 31 996171882

Não é possível viver só do aqui e agora. Quem dera se pudéssemos eliminar os outros lados do nosso existir – e que achamos que não pertencem ao nosso momento presente.

Dizem que devemos só pensar coisas boas. Quem dera se isso fosse possível?! Na verdade, não existe coisa boa sem coisa ruim. Só conseguimos dizer do bom a partir do comparativo com o ruim. Portanto, nunca desgrudamos do ruim. É por isso que temos que ficar repetindo o bom – o tempo todo – para neutralizarmos o ruim.

Nesse sentido, posso ser isto, mas posso ter sido outra coisa, posso vir a ser outra e – certamente – em algum momento deixarei de ser o que quer que eu venha a ser.

É exatamente por isso que muitas pessoas têm obsessão pelo aqui e agora. Essa obsessão é, na verdade, uma tentativa de neutralizar isso que ela é – e que terá que deixar de ser em algum momento.

Na verdade, não existe o aqui e agora. Estamos sendo o que somos, o que seremos e o que deixaremos de ser.

Viver não tem lógica. Não é possível impor uma verdade à vida. Viver é contingente e contraditório.

Sofremos, porque queremos imprimir uma constância que não existe em nosso cotidiano.

Infelizmente, só sabemos da felicidade pelo regular. Isso não é felicidade. A alegria de viver precisa trazer consigo a vida em todas as suas tonalidades – inclusive a tonalidade sem cor que estamos nos tornando com o passar das horas.

Instagram:@evaristo_psicanalists

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *