Skip to main content
 -
Evaristo Magalhães é Doutor em Psicanálise pela UFMG, Psicanalista Clínico e possui dois livros publicados: Crônicas para amar e A vida dói?

Por que sofremos por amor?

 

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento online: WhatsApp 31 996171882

Se pedirmos, qualquer pessoa sabe definir o amor. Ou seja, qualquer pessoa quando explica o que entende por amor, cria um limite, faz uma demarcação desse sentimento. Portanto, coloca umas coisas para dentro e deixa outras de fora.

Vamos supor que o que foi colocado para dentro seja a verdade e o que ficou de fora seja a mentira. Doce ilusão!

É por isso que muitos sofrem ou enlouquecem por amor.

O que deixamos de fora é – também – amor. Ainda que venha a perturbá-lo ou até colocar um fim nele.

Não podemos esquecer que antes de projetar em alguém o amor que acreditamos, esse amor está direcionado à uma pessoa específica. E, sendo uma pessoa, ela não deixa de ser livre porque está conosco. É aí que o amor que deixamos de fora poderá avançar para dentro do círculo que inventamos como sendo tudo do nosso amor.

Não podemos esquecer que o outro pode encontrar amores ainda mais amáveis que o nosso. Não podemos esquecer que o outro pode nos deixar e decidir não se envolver com mais ninguém. Não podemos esquecer que o outro – como todo ser humano – é mortal.

É esse amor – que deixamos de fora – que precisa adentrar no que demarcamos como sendo amor. Só assim não sofreremos nunca mais!

Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *