Skip to main content
 -
Evaristo Magalhães é Doutor em Psicanálise pela UFMG, Psicanalista Clínico e possui dois livros publicados: Crônicas para amar e A vida dói?

Por que tem tanta gente pirando no Brasil?

Coloque-se no lugar de uma pessoa tendo que ouvir de uma ministra que a causa da exploração sexual infantil, na Ilha de Marajó, é porque as meninas de lá não usam calcinha.

Coloque-se no lugar de um estudioso dos alimentos tendo que ver a ministra da agricultura liberando dezenas de agrotóxicos proibidos na Europa e nos Estados Unidos.

Coloque-se no lugar dos melhores pesquisadores universitários do mundo tendo que ver o ministro da educação contingenciando verbas da educação pública. 

Coloque-se no lugar de um filho tendo que ouvir absurdos do presidente da república sobre seu pai que morreu torturado durante a ditadura militar.

Coloque-se no lugar dos ambientalistas que estão sendo questionados em seus dados concretos sobre o desmatamento da Amazônia.

Coloque-se no lugar de um nacionalista tendo que ver as riquezas de seu país serem vendidas a preço de banana para o capital internacional. 

É por isso que as pessoas, atualmente, estão tão adoecidas mentalmente.

Nossas ideias, crenças e sonhos são de fundamental importância para a nossa qualidade de vida.

Podemos entrar em depressão  ou em pânico se formos atacados no que mais defendemos e acreditamos.

Podemos até enlouquecer se nossas ideias foram suplantadas por imbecilidades das quais não temos poder de conter. 

É o que está acontecendo no Brasil, nesse momento. Ou barramos essa onda de burrice ou perderemos tudo de melhor que construímos, até agora, no caminho da ciência, da ética, da democracia e do humanismo. 

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Um comentário em “Por que tem tanta gente pirando no Brasil?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *