Skip to main content
 -
Evaristo Magalhães é Doutor em Psicanálise pela UFMG, Psicanalista Clínico e possui dois livros publicados: Crônicas para amar e A vida dói?

Você possui o saber ou a verdade?

 

Saber e verdade não têm o mesmo sentido. Posso saber que dia é hoje. Saber sobre política. Sobre como funciona o meu celular. Sobre a previsão do tempo para hoje.
O saber é da ordem do conhecimento. Está relacionado à produção científica. Diz das coisas portadoras de causas e consequências. O saber vive da lógica e dos laboratórios. É rigoroso, sistemático e profundo para com o entendimento das coisas do mundo, dos conceitos e das ideias.
Nosso maior problema não é o saber. Muito pelo contrário, avançamos muito nas telecomunicações, nos conceitos, na produção de medicamentos e nos objetos facilitadores do nosso cotidiano.
Nosso maior problema diz respeito ao que nenhum saber toca. Não sabemos de onde viemos e nem para onde vamos. Não sabemos porque envelhecemos e morremos.
No que tange ao saber estamos entupidos de soluções. No entanto, falta-nos a verdade sobre quem somos. Talvez, tanto saber e tantos objetos com a promessa de uma vida menos angustiante, tenha como objetivo nos iludir dessa mesma angústia que nada cobre.
Muitos enlouquecem por não possuírem a verdade sobre si. Outros perdem o sono, comem além da conta, ficam agressivos ou depressivos.
Por mais que o saber tente esconder a verdade, esta sempre reaparece nas entrelinhas deste. É algo semelhante à mulher que plastifica todo o rosto e não consegue plastificar, por exemplo, as mãos. No dia em que ela conseguir plastificar as mãos, não haverá plástica para os seus reflexos.
Infelizmente, somos e seremos eternamente privados da verdade. A verdade é o que mais desejamos.
Não precisamos nos preocupar quanto ao saber. Os cientistas sabem por nós. Só não há saber sobre a verdade da vida. Este é de cada um. É nele que teremos que construir quem somos por nós mesmos.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *