Skip to main content
 -
Evaristo Magalhães é Doutor em Psicanálise pela UFMG, Psicanalista Clínico e possui dois livros publicados: Crônicas para amar e A vida dói?

QUALQUER COISA, MENOS LULA!

Qualquer coisa, menos isso. Este é um pensamento típico de gente recalcada. O que é o recalque? É quando não posso nomear, porque ao reconhecer, faço existir o que não consigo suportar. Por que certas pessoas querem o Lula como carta fora do baralho? Lacan diz que quando amamos buscamos no outro o que nos falta. Na base do preconceito, ninguém que considero pior pode me dar o que não tenho. Só os perversos excitam-se com o baixo, o sujo, o podre e o grotesco. Nesse caso, então, Lula seria fetiche do amor e ódio de quem o rejeita. Não tenho dúvida de que Lula é o sintoma da classe média brasileira. O sintoma é o ódio que coloco no lugar do meu desejo – no sentido de segurar o recalque do amor que tanto nego. Quantos não são – duramente – discriminados por amarem alguém que lhes é – socialmente – considerado inferior? Lula é muito, por isso precisa ser tratado como resto, nada, estorvo, sobra, escombro, entulho. Não podemos deixar de considerar que grande parte do ódio ao cantor Chico Buarque, deve-se à dificuldade em admitir como uma pessoa como ele pode gostar de alguém que veio do nordeste montado em um pau de arara. Na psicanálise, tudo menos, pode ser tudo mais. Não há outra explicação para tanto ódio quando alguém diz preferir qualquer coisa a Lula. Qualquer coisa, é muito sintomático. Não estou dizendo que Lula não tenha cometido erros como presidente. O que me assusta é a não indignação para com certas figuras – e tanto desprezo quase todo dirigido apenas para ele. Tanto ódio, não pode ser só ódio. Se fosse ódio mesmo, ele não seria tão amado por tantos e por tanto tempo. Não é possível tanta gente equivocada – e por tantas décadas. E não se trata de paixão ou fanatismo, porque sabemos – muito bem – que toda paixão dura pouco. É uma pena que tanta gente prefira o suposto limpinho, engomadinho e que fala bonitinho, mas que – no fundo – só faz figuração política. É uma pena fazer gozar do que me falta só com aparência. Quanta futilidade! Não devo viver só para me ver refletido. Pode ser bom para mim que o outro se veja como me vejo. É por isso que gosto de Lula: ele me faz ver para além de mim. Ele joga no meu espelho esse excluído e me faz ver que é bom para mim que ele fique bem também. Lula me faz me ver nesse outro, porque, caso contrário, esse mesmo outro me fará me ver nele – nem que seja na marra. É isso que não quero que aconteça. Por isso, quero Lula presidente – de novo.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

28 comentários em “QUALQUER COISA, MENOS LULA!

  1. Você está equivocado, Evaristo. Você não consegue ver que o grande problema no Brasil é o que se chama falta de ética. O Brasileiro em geral é conivente com a corrupção, por isso este país está nesta situação. O chico buarque isto sim, presta um grandíssimo desserviço ao país ao apoiar um cara condenado pela justiça.Então as pessoas falam que o cara é perseguido político, injustiçado e muito mais. Você parece concordar com a afirmação do lula de que ele é mais honesto que o Moro.
    p.s. Se o lula for libertado pode ter certeza que vou assimilar o resultado, já o oposto, quero só ver a bagunça que vai se instalar, porque o pt e asseclas não são democráticos. Votei no lula em 2002 e larguei o pt com o mensalão; foi a decisão mais acertada que tomei, pois a partir dali , o pt só piorou, e muito!

    1. Piorou, e muito? Ah!… Apenas um dado: no final de 2014, o índice de desemprego no Brasil foi o menor já registrado. A própria Globo diz isso, em vídeo. É só fazer uma pesquisa básica no Google…

      1. No final de 2014, foi quando a dilma escondeu a verdade do povo brasileiro pra ganhar a eleição. Só que depois o desemprego explodiu e ela quebrou o país. Você pelo jeito é igualzinho a todos os petistas, que consideram que a atual situação é devido ao temer, né? Fala sério!

  2. Uma injustiça feita a um só homem, é uma ameaça feita a todos. (Montesquieu) *** Para quem queira ver, há luz suficiente; para quem tenha disposição contrária, há bastante obscuridade. (Blaise Pascal) *** Os golpistas conseguiram disseminar o ódio Brasil afora e burlar até a boa fé da nossa gente. ### Enquanto isso, políticos comprovadamente culpados estão por aí, como se estivessem acima de qualquer suspeita. >>> Parabéns pelo texto, Evaristo! Não podemos nos omitir. É Lula 2018!

  3. Bela análise, que pena que à “maioria da população” do Brasil, esta e permanecerá alienada sobre os processos políticos que a cada dia, esta presente no nosso cotidiano.

  4. Excelente comentário. Mas, ainda assim, acredito q não exauriu os motivos q explicariam essa rejeição exacerbada, hiperbólica, exponencial à pessoa do Lula. Já tentei entender a lógica por trás desse sentimento e desisti. O engraçado é q este sentimento vêm de pessoas assalariadas, oprimidas pelos atuais detentores do poder q são representantes do capital (este, nos últimos 2 anos, mostrando sua faceta desnecessariamente espoliadora). Se o Lula não for honesto, se iguala em parte aos demais políticos; diferenciando-se, todavia, em não retirar os direitos adquiridos dos trabalhadores assalariados sob a falsa premissa de déficit da previdência pública. Particularmente, acho q esse ódio vêm de pessoas q acreditavam q o Lula era um salvador da pátria, um homem honesto, acima das garras dos pecados capitais, disposto a salvar os fracos e oprimidos. Qdo essa imagem é quebrada, ocorre a rejeição total, uma ojeriza à pessoa q era receptáculo de todas as esperanças.

    1. sensacional…vc falou tudo!!!! é o que eu sempre digo, o povo é muito iludido, acha que por trás disso tem um salvador chamado MORO, ah se o moro tivesse mesmo empenho em colocar os demais na cadeia como ele tem feito com o lula, o brasil passaria a limpo, aí me vejo uma população ignorante execrando o cara, por um triplex e um sitio (é motivo que ele está sendo julgado) os outras roubaram centenas de milhões, e ninguem fala nada, pobres ignorantes!

  5. Enfim achei um cidadão sensato neste site.Seu texto vai de contraponto ao blog do judeu errante e sionista que carrega um ódio e uma inveja do Lula que tanto me assusta.valeu Evaristo,enfim uma voz dissonante desta imprensa calhorda e alimentada com dinheiro publico.A família do site terá seu nome devidamente recolhida ao lixo da história.

  6. Concordo em gênero, número e só não concordo em grau porquê tal comparação não existe.
    Texto excelente e completo de certezas, parabéns.
    O problema todo nesse país masoquista é sua classe média, que se julga rica monetariamente e vive do irreal para sobreviver e o pior: pobre de espírito.

  7. Gostei, principalmente pela sensatez. Devo acrescentar que esse suposto ódio, talvez inveja, nos custou até mesmo renegarmos o vermelho, cor presente em quase todas as bandeiras dos países mais importantes. Quanto ao julgamento, desconheço na história do Poder Judiciário brasileiro a existência de algum processo cujo julgamento o tenha notabilizado e que pudesse nos tornar orgulhosos, salvo pelos inúmeros erros na condenação de inocentes. Inimaginável aqui julgamentos isentos como os verificados nos nacionalmente importantes, em vista das consequências no plano econômico e nos destinos das respectivas nações, como nos casos dos navios negreiros “Zong” no Reino Unido e “Amistad” no atual EUA, épocas em que juízes não dispunham da segurança atualmente dispensada a magistrados, circunstância que mais acentua a coragem, independência, senso de justiça e coerência daqueles juízes. Não por acaso escreveu Rui Barbosa: “A salvação dos Estados Unidos está na grandeza da sua Justiça (…) Todo americano capaz de bem julgar, olha para a Suprema Corte com uma admiração sem reservas”.

  8. Estou até surpreso por ver uma opinião lúcida, sensata e coerente nesse portal. Tem um tal que escreve uma tal “opinião sem medo” que, das duas ou três vezes que resolvi ler, senti o ódio e o recalque escorrendo pelos faniquitos travestidos de palavras (aliás, muito mal redigidas). Parabéns, Evaristo. Você traduziu muito bem o que Lula provoca nesses recaldados: ele as obriga a enxergarem além delas próprias, o que as deixa transtornadas e por isso negam.

  9. Bela análise. Agora também gostaria de ler uma análise de quem ama e defende uma pessoa já condenada por ocultação de patrimônio, respondendo processos por corrupção, e mente sem se preocupar (talvez uma obrigação de políticos). Talvez seja algum tipo de tara por bandidos? Lula, que poderia ser o maior brasileiro de todos os tempos, saiu de uma minúscula cidade do nordeste e se tornou o presidente de uma nação; era para ser o exemplo de que no Brasil uma pessoa, mesmo com inúmeras dificuldades, poderia se tornar importante. Mas é claro que pra quem já leu a trajetória do Lula sabe que ele nunca foi santo e nunca defendeu os pobres: líder de várias greves durante a ditadura e foi preso uma única vez (na prisão assistiu jogos de futebol, conversava amigavelmente com todos, agentes carcerários e diretor, talvez todos os apoiassem ou talvez Lula passava informações aos mesmos). Enquanto deputado foi contra todas as propostas na câmara (inclusive o plano real que tanto ajudou seu governo). Enquanto presidente financiou dezenas de obras mundo afora com dinheiro público; comprava políticos com dinheiro público (mensalão); pediu empréstimos a bancos privados que cobram juros mais altos que o FMI; lavou dinheiro com compras de usinas já falidas; usou estatais para corrupção; exigia propina de empreiteiras; enfim, talvez esse ódio que temos de Lula seja de fato infundado, afinal de contas, quem não tem um bandido de estimação?

    1. Excelente, João Marcos. Devo acrescentar apenas que não temos somente ódio ao Lula, mas ódio a todos que são corruptos, cerca de 99,99% dos políticos que estão aí. Além do mais, o País tem que fazer mais do que condenar políticos assim. Lula é apenas um nome, talvez porque hoje está em evidência. São tantos, nomes que coloco a seguir alguns como Aécio, Temer, Cunha, Collor, José Dirceu, Gedeu, poderia inclusive ficar o dia todo digitando mas tenho mais o que fazer. São todos mentirosos e bandidos, independente do PARTIDO ou melhor, no Brasil não há partido propriamente dito, pois esses políticos se aliam uns com outros apenas por interesse próprio, não tem ideologia política. E vamos mais adiante, o problema maior do Brasil é cultural, o tal termo ” jeitinho brasileiro” não passa de desonestidade, onde quem é honesto é chamado de idiota. Temos que começar a mudar a nossa cultura, ensinando às nossas crianças mais valores éticos, morais e sociais.

  10. Colega sou médico também. Nunca tinha lido seus textos. Muito bom. Concordo com tudo que falou. Lula errou, nos decepcionou, mas a classe politica brasileira está recheada de gente muito pior e que sequer são mencionadas ou apedrejadas. Como disse é um ódio desproporcional a uma pessoa. Talvez o ódio ao PT é porque ele foi o único partido que conseguiu derrotar a política retrógrada e instalar uma nova ordem política que tinha tudo para ser muito bom, mas infelizmente o ser humano e os homens do PT (partido) e, não os petistas, são seres humanos. Fico indignado quando vejo a classe médica com pensamentos tão direitistas, anti Lula, anti PT de uma forma tão inflamada. Não esperava isto deles. Um abraço.

  11. Parabéns! Que caiam as máscaras da hipocrisia e se desvende a covardia do povo brasileiro travestida de generosidade. Que a mediocridade da classe média que tem receita pra tudo e se diz douta de todas as situações perceba o mal histórico que promoveu através de seu preconceito mesquinho que nunca admitirá um pobre / inculto em destaque social. Jogaram-nos aos lobos, retrocederemos séculos e nos escravizaremos cada vez mais em impostos e desvios lícitos e ilícitos. Estes camuflados pelas togas, pelos holofotes midiáticos, pelos discursos improfícuos e pelos feirantes da fé.
    Dada a miopia caótica do brasileiro, que só entende de roteiro novelístico, basta meia dúzia de mentiras bem articuladas para destroçar um caminhão de verdades sem propósito elitista. “Não temos provas mas temos convicção”. Devemos cravar este “verso satânico” nas frontes dos estúpidos que enchem as burras e crescem as honras de nefastos que só fazem assolar nosso sonho, nossa dignidade e nossa esperança.

  12. Prezado Evaristo, tomei a liberdade de compartilhar seu texto. É realmente um espetáculo.
    É a tradução do que está por trás da ira humana alienada.

    Abraço

  13. Ótimo texto, explica bem o (quase) inexplicável horror ao Lula e ao PT. Porque é insuportável para alguns o fato de alguém de classe baixa, sem educação formal, ter se tornado um dos melhores, senão o melhor presidente que o Brasil já teve? Sobretudo levando-se em consideração as classes menos favorecidas. As próprias elites brasileiras foram também favorecidas, bem como os bancos, esses nunca perdem. Parabéns!

  14. O grande crime do Presidente LULA foi ter optado pelos mais pobres e excluídos da sociedade, por coincidência ou não, o mesmo ha mais de 2000 anos atrás fez o Maior Líder da Humanidade, Jesus de Nazaré, e também pagou um preço muito alto por esta opção!!!! Não tem segredo, o STF prendeu e condenou Lula inocentemente, pois ele livre a esta altura seria mais uma vez o Presidente em terceiro mandato! …e a Casa-Grande não perdoa a vitória da Senzala!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *