Skip to main content
 -
Duda Lafetá é jornalista. Vive na Inglaterra há quinze anos e fica brava quando falam que ela trocou o Brasil pela terra da Rainha. Ela sempre diz que não substituiu um país pelo outro. Acrescentou mais um. Neste blog, ela conta de tudo um pouco sobre o que acontece na Ilha, que muita gente prefere chamar de Reino Unido.

Dia da Panqueca

Os pandeiros e os tamborins fazem muito barulho no último dia do carnaval no Brasil. Foliões aproveitam a festa como se não houvesse amanhã, mesmo sabendo que o dia de cinzas já está chegando. Nesta Ilha, no frio do inverno, as fantasias ficam esquecidas no armário à espera de dias ensolarados. A festa aqui é do paladar: a terça-feira gorda é o dia da panqueca.

 

Getty Images

 

 

 

Os supermercados, sempre oportunistas, aproveitam para desovar o estoque de frigideiras, misturas para panquecas e suco de limão artificial. Crepe com limão e açúcar é campeão. De Nutella também. 

Em inglês, a véspera da quarta-feira de cinzas é chamada de “Shrove Tuesday”, a palavra shrove vem de outra que quer dizer a absolvição dos pecados pela confissão e penitências. Amanhã começa a quaresma. Os cristãos (pelo menos alguns deles) se abstêm de carne, ovos e laticínios, nos quarenta dias que antecedem a páscoa (Sorry, veganos, mas, ao que parece, foram os seguidores de Cristo que inventaram essa roda).  Talvez venha daí a tradição do dia da panqueca: usar os ingredientes ‘proibidos’ no período de jejum e penitência, esvaziar a geladeira e encher a pança. 

Uma pesquisa encomendada pela Igreja Anglicana revelou que 40% dos moradores desta Ilha não acreditam que Jesus tenha existido. Menos de 10% frequentam a igreja toda semana. Mesmo assim, o jejum está cada dia mais popular. É que as pessoas estão rezando por outra bíblia: a das dietas. 

O doutor Michael Mosley é figura carimbada na tevê britânica. Ele apresenta vários documentários na área de saúde. Recentemente lançou um livro com uma dieta que promete perda de peso e uma vida mais saudável. Uma das premissas do livro são os dias de jejum, nos quais a dieta é limitada a 800 calorias. Segundo ele, estudos científicos revelam que o sacrifício, associado à redução de açúcar, pode reverter a diabetes do tipo dois e eliminar a gordura do fígado.

 

Os jornais e a internet esta semana trouxeram receitas de panquecas de todo tipo, muitas delas sem glúten. Nem na terça-feira gorda eles dão folga. Algumas cidades inglesas ainda preservam a tradição da corrida de panquecas no dia de hoje. Não é exatamente como o carnaval, mas tem o toque da alegria antes da penitência. Talvez seja mesmo uma boa ideia se encher de panqueca, como se não houvesse amanhã. Nem que seja um  diazinho no ano.

 

  

2 comentários em “Dia da Panqueca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.