Skip to main content
 -
Dani Costa é jornalista por profissão e mãe de pets por amor. Sempre antenada para trazer notícias quentinhas sobre a bicharada. Ativista contra os maus-tratos a animais domésticos, silvestres e exóticos.

Joaquin Phoenix: ator vence o Oscar 2020 e discursa em defesa dos animais e meio ambiente

Joaquin Phoenix em campanha para a ONG Peta em 2019 – Divulgação/PETA

 

Se não bastasse ter sido consagrado como Melhor Ator do Oscar 2020 por seu papel em Coringa e terminar a temporada de premiações do ano colecionando estatuetas como vencedor da mesma categoria no Globo de Ouro, Critics  Choice Awards e SAG AwardsJoaquin Phoenix também se destaca na defesa dos animais e meio ambiente.

Vegano desde a infância, o ator sempre atuou junto a organizações que lutam pelos direitos dos animais e não perdeu a oportunidade de militar pela causa em seu discurso no  Oscar, que ocorreu  no último domingo (10). Segundo ele, os seres humanos estão habituados a entrar no mundo natural e roubar os seus recursos. “Estamos falando sobre lutar contra a ideia de que uma nação, uma raça, um gênero ou uma espécie tem o direito de dominar, controlar, usar e explorar outros sem impunidade”. Ele acredita que é preciso mudar a visão egocêntrica de que “somos” o centro do universo.

“Nos sentimos no direito de inseminar artificialmente uma vaca e então roubar seu bebê quando ele nasce, mesmo que seus gritos de angústia sejam perceptíveis. E então bebemos o leite que é destinado ao bezerro e colocamos em nosso café e cereal”, enfatizou. A solução, disse o ator , é ter o amor e a compaixão como princípios fundamentais. Só assim será possível implementar mudanças que beneficiem a todos os seres vivos .

Não por acaso, Joaquin Phoenix tem abordado o tema na maioria dos seus discursos e vem obtendo resultados. De acordo com o The Hollywood Reporter, o ator  pressionou a organização de eventos como o Globo de Ouro para que optassem por um cardápio vegano,  sem nenhum tipo de ingrediente de origem animal. O mesmo ocorreu nas premiações do Critic’s Choice e SAG Awards em janeiro.

No início do ano,   chegou a  ser preso enquanto participava da jornada pelo meio-ambiente protagonizada pela atriz Jane Fonda,  em Washington, nos Estados Unidos. “Às vezes nos perguntamos o que podemos fazer nesta luta contra a mudança climática.  Podemos mudar já hoje ou amanhã o que consumimos”. 

Fonte: https://exitoina.uol.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *