Skip to main content
 -
Dani Costa é jornalista por profissão e mãe de pets por amor. Sempre antenada para trazer notícias quentinhas sobre a bicharada. Ativista contra os maus-tratos a animais domésticos, silvestres e exóticos.

Limpeza incorreta é uma das principais causas da otite canina

A chamada Otite Canina provoca dor e incômodo aos pets

Cuidar da higiene do ouvido dos animais de estimação é fundamental para evitar doenças comuns como a Otite Canina, que provoca muita dor e  incômodo aos pets. A inflamação do conduto auditivo pode ocorrer na região externa, interna, no meio do canal auditivo ou, até mesmo, em apenas uma orelha. E para que o problema não aconteça é importante ficar atento a alguns sinais. “Sintomas como vermelhidão, excesso de cera, odor forte ou mudança de comportamento –  balançar muito a cabeça ou coçar as orelhas repetidamente – são típicos da otite”, explica Ricardo Cabral, veterinário da Virbac. Segundo ele, o  acúmulo de sujeira facilita o desenvolvimento de inflamações e infecções por fungos e bactérias e por isso a limpeza auricular é tão importante.

No entanto, o grande problema é que a maioria dos tutores acreditam que a melhor forma de limpar os ouvidos dos animais é utilizando cotonetes e pinças. “Além da chance de machucar as orelhas dos pets, também acontece da cera ser empurrada ainda mais para dentro do canal auricular, potencializando os riscos ”, alerta o especialista. E orienta que a remoção da cera deve ser feita com produtos específicos, chamados ceruminolíticos, facilmente encontrados no mercado pet. Além de dissolver a cera, eles também expulsam a sujeira e neutralizam maus odores. “O ideal é realizar o procedimento uma vez por semana ou a cada 10 dias, sempre seguindo a orientação do fabricante”, diz.

Outra dica importante para evitar a otite é proteger os ouvidos dos animais na hora do banho, para que não ocorra a entrada de água. O excesso de umidade facilita a proliferação dos fungos e bactérias. A orientação é usar sempre protetores ou chumaços de algodão nas orelhas e secar bastante após o banho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *