Skip to main content
 -
Ivan
Barista (desde 2010). Q-Grader (desde 2011). Instrutor SCA (desde 2015). Gerente de Qualidade da Academia do Café e Sócio proprietário da Academia do Café Savassi.

 - Julia
Quinta geração de uma família produtora de cafés especiais. Barista (desde 2006), Q Grader (desde 2013) e instrutora SCA (desde 2015). Responsável pela cafeteria e marketing da Academia do Café e sócia proprietária da Academia do Café Savassi.

O Mundo do Café

Este é o nome do maior evento de café do mundo, o World of Coffee, que acabou de acontecer entre os dias 21 e 23 de junho em Amsterdam e eu e Júlia estávamos lá pra conferir tudo e também trabalhando.

Maria, Julia, Ivan e Bruno

O Bruno Souza, meu sogro, importa e divulga cafés especiais brasileiros desde 2001. Atualmente ele atua mais na Europa, onde está fazendo Muito sucesso pois os europeus estão adorando os cafés especiais brasileiros.

Durante a feira nos tínhamos um stand lá onde estávamos exatamente mostrando esses seletos cafés especiais brasileiros e a receptividade também foi excelente. No nossos stand, eu, Júlia, Maria e Bruno, fazíamos provas, cafés coados, espresso, cappuccinos e até uma brincadeira chama triangulação onde a pessoa tem de identificar a xícara diferente no meio de 2 em 4 grupos, o prêmio era um café brasileiro é claro.


Durante esses três dias movimentadíssimos de feira, também estava acontecendo o campeonato mundial de Barista, onde cada competidor tem 15min para apresentar 1 ou 2 cafés em 4 espressos, 4 cappuccinos e 4 drinks de assinatura, onde ele descreve também todas as características sensoriais do café e sua procedência para 4 juízes sensoriais e 1 técnico. O Brasil foi representado pelo Thiago Sabino de São Paulo que fez uma ótima apresentação mas não ficou entre os finalistas.

Thiago preparando a próxima rodada de drinks da sua apresentação

As novidades da feira foram as máquinas de espresso e seus acessórios que estão cada vez mais específicos e milimetricamente criados a fim de uma melhor extração de café. Foco também para as máquinas de torrar café que estão também mais precisas e tecnológicas a fim de precisar ainda mais as torras.

Apesar da feira ter sido em Amsterdam, que é bem longe do Brasil, nos podemos sentir esse clima muito gostoso também aqui no Brasil, especificamente no Expominas em Belo Horizonte nos dias 7 à 9 de novembro que acontecerá a Semana Internacional do Café com os campeonatos mundiais de Latte Art, Coffee in Good Spirit (drinks alcoólicos com café), Cup Tasters (prova de café) e Brewers (café coado). Falarei mais sobre essa feira em outro post, o estamos já muito empolgado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.