Skip to main content
 -
Ivan
Barista (desde 2010). Q-Grader (desde 2011). Instrutor SCA (desde 2015). Gerente de Qualidade da Academia do Café e Sócio proprietário da Academia do Café Savassi.

 - Julia
Quinta geração de uma família produtora de cafés especiais. Barista (desde 2006), Q Grader (desde 2013) e instrutora SCA (desde 2015). Responsável pela cafeteria e marketing da Academia do Café e sócia proprietária da Academia do Café Savassi.

Café Espresso ou Coado?

Uma dúvida comum entre os brasileiros porém de muito simples esclarecimento. Espresso ou Coado?

Na dúvida, peça ajuda ao Barista.

Primeiramente, o café extraído pela máquina de espresso, é extraído sob uma pressão constante de 9 bares e é por isso que o nome se escreve com S e não com X. O nome espresso vem de espremido e nao é “expresso” por ser rapido, apesar de ser rápido.

O mais importante é entendermos que o café espresso, além dessa pressão da máquina, ele é muito concentrado, com concentrações, às vezes, de até 100% (40g de café moido para 40ml de água). No Brasil é comum encontrarmos cafés espressos com concentraçoes de 40% a 60% (de 16g à 24g de café para 40ml de água).

Portanto o café espresso é extremamente concentrado trazendo uma xícara muito potente e com sabores e aromas muito concentrados, além de cafeína.

Já o café coado, normalmente, é coado com concentrações mais baixas, sendo então, mais diluído. A receita que uso é de 72g de café moído por litro de água. Seguindo essa proporção, para coar uma caneca cheia de 300ml, utiliza-se 21g de café, o que no caso do espresso, seriam para 40ml.

O café coado nos permite mais volume, uma vez que é mais diluído, já o espresso, por ser muito concentrado, uma xicrinha basta.

Quem tem mais cafeína, o espresso ou o coado?

A cafeína está ligada diretamente com a concentração de café usado, logo, uma xícara de 300ml de café coado (onde foram utilizados 21g de café) tem o mesmo tanto de cafeína que uma xícara de 40ml de espresso (onde tambem foram usados 21g de café).

A nossa cultura é de tomar café coado, o espresso é uma cultura européia com início na França e Itália.

O meu café favorito é o coado, mas o espresso também teu seu lugar, após as refeições ele é crucial ao meu paladar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.