Skip to main content
 -
Ivan
Barista (desde 2010). Q-Grader (desde 2011). Instrutor SCA (desde 2015). Gerente de Qualidade da Academia do Café e Sócio proprietário da Academia do Café Savassi.

 - Julia
Quinta geração de uma família produtora de cafés especiais. Barista (desde 2006), Q Grader (desde 2013) e instrutora SCA (desde 2015). Responsável pela cafeteria e marketing da Academia do Café e sócia proprietária da Academia do Café Savassi.

Como melhorar seu café em casa

Darei agora algumas dicas preciosas pra melhorar seu café em casa.

Para melhor entender sobre qualidade do café, uma comparação com o vinho é válida. O terroir vai interferir na qualidade do café assim como interfere na do vinho (mesma uva, diferentes regiões, diferentes vinhos), a variedade também (mesma fazenda, diferentes uvas, diferentes vinhos) e até mesmo o processo (mesma uva, diferentes pontos de maturação, diferentes vinhos), entre outras coisas.

Coando o café na balança a fim de se medir a quantidade de água usada.

Eis os pontos fortes que devemos analisar ao comprar um café;

Informações no rótulo: atente-se às informações dispostas na embalagem, quanto mais informação melhor, por exemplo, não basta dizer que é 100% Arábica pois o Brasil produz 2,5 bilhões de quilos de café arábica por ano, portanto é uma informação vaga. Detalhes como região onde foi produzido, município, e até a variedade do café são importantes pois o fabricante daquele café está disponibilizando essas informações pois acredita relevante na qualidade e as expõem.

Café sempre em grão: é notável a qualidade que se ganha ao moer o café na hora, além da explosão de aromas e sabor de um café moído na hora, ainda podemos ver os grãos e saber se todos estão saudáveis e bonitos (melhor comprar o tomate do que o molho de tomate). Pro coado em casa, o moedor não precisa ser o mais preciso, existem moedores manuais e elétricos com preços super acessíveis.

Filtro descartável: recomendo fortemente o uso de filtros de papel descartáveis a fim de evitar contaminação do último café coado no próximo. EXTREMAMENTE importante escaldar sempre o filtro de papel com água quente antes de coar o café (o filtro tem gosto e isso pode interferir na xícara). Importante também manter todo seu equipamento limpo e evitar o uso de sabão ou detergente na limpeza, apenas água quente é o suficiente.

Medidas: a maneira mais precisa é sempre anotando todas as medidas dos ingredientes usados, dessa maneira você consegue corrigir sua receita para o próximo café. Por exemplo, eu gosto do meu café com 72g de café para 1000ml de água. Na europa é comum usar 66g por litro (mais suave) e em São Paulo, até 100g por litro (mais concentrado). Copo e colher dosadoras são alternativas baratas a fim de repetir uma receita (ex.: 2 medidas de café para 500ml) mas a balança é ainda mais precisa, lhe permitindo um ajuste fino entre um café e outro.

Coe apenas a quantidade a ser consumida. Beba café fresco.

O café de cada dia pode acabar se tornando um ritual. Estas são apenas algumas dicas de como melhorar o café de casa.

Aproveitem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.