Skip to main content
 -
Ivan
Barista (desde 2010). Q-Grader (desde 2011). Instrutor SCA (desde 2015). Gerente de Qualidade da Academia do Café e Sócio proprietário da Academia do Café Savassi.

 - Julia
Quinta geração de uma família produtora de cafés especiais. Barista (desde 2006), Q Grader (desde 2013) e instrutora SCA (desde 2015). Responsável pela cafeteria e marketing da Academia do Café e sócia proprietária da Academia do Café Savassi.

A diferença entre café Especial e Comercial

Julia e eu temos um canal no YouTube, o “The Coffee Couple Brasil” pra falarmos de café, dando dicas e receitas.

Neste vídeo a seguir falamos um pouco sobre a diferença entre cafés especiais (alta qualidade) e cafés comerciais.

O café especial dá trabalho mas vale pois faz a diferença na xícara ao final. Para a produção deste tipo de café tomam-se cuidados na escolha da variedade a ser plantada, na parte agronômica, na seleção minuciosa dos grãos a serem colhidos, no local onde o fruto será seco e depois a preparação deste fruto, além de ser comercializado para pessoas que irão tomar todo o cuidado na torra para então ser preparado.

Nem todas as regiões produzem cafés especiais devido à altitude de plantio e temperatura média anual. Estes cafés também tem grande importância na economia por serem comercializados a preços mais acessíveis nas prateleiras dos supermercados. Além de usarem cafés plantados em regiões não tão propícias, o café comercial ainda conta com os resíduos retirados do benefício do café especial.

https://www.youtube.com/watch?v=veKqsl0hQ9I

No vídeo, eu, Julia e Bruno explicamos um pouco sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.