Compras em Barcelona – rebajas!

Publicado em Barcelona, Compras, Planejamento

rebajas-1

Uma das melhores épocas do ano está de volta para a alegria de todos nós! As rebajas (rebaixes em catalão) são as promoções e queimas de estoque aqui da Espanha. Duas vezes por ano, no início (janeiro e fevereiro) e no meio (julho e agosto), produtos de todos os tipos têm seus preços reduzidos drasticamente. E é promoção de verdade. Os descontos variam muito e tem caso que chega a 70%.

As rebajas são realizadas em todo o país, com diferença de datas para cada região. Aqui na Catalunha, as rebajas de inverno começam logo depois do Dia de Reis (6 de janeiro) e vão até o fim de fevereiro/início de março. Já as de verão têm início lá pro dia 1o de julho e seguem até 31 de agosto.

Na primeira segunda-feira logo depois do Dia de Reis deste ano, por exemplo, fui a um dos shoppings da cidade para conferir como estavam as ofertas. Por ser uma segunda-feira, não estava muito cheio, mas ainda assim, o movimento me surpreendeu. Todas as lojas anunciando as promoções e muita gente com muitas sacolas nas mãos. As lojas que passei mais tempo para observar foram a Zara (com promoções bem boas, principalmente na parte de casacos de inverno), a H&M (muita roupa mais básica em promoção e vestidinhos lindos a 7 euros) e a Lefties (a parte masculina estava ótima, mas a feminina nem tanto. Os preços deles já são baixos e não vi muita diferença). Vi pelo shopping também várias promoções do tipo leve 3 e pague 2.

Nessa minha ida acabei comprando dois vestidos, duas blusas e um casaquinho. Tudo isso deu 39 euros. O marido gastou 40 em uma blusa, um casaco e um casacão. Ou seja, conseguimos bons preços.

rebajas-2

Depois de quase dois anos em Barcelona, já “saquei” o esquema: no início das rebajas, os descontos são menores, porém, é a época que você ainda encontra os melhores produtos e numerações de todos os tamanhos. A medida que o tempo vai passando, os descontos aumentam (algumas lojas chegam a ter três etapas de rebajas, SIM!), porém você vai encontrar apenas o que sobrou mesmo. Ou seja, as numerações ou são as menores ou as maiores. Então, se você tem as medidas mais comuns, terá mais dificuldade em encontrar roupas, por exemplo.

Mais para o final das rebajas, ainda darei uma outra volta para ver se consigo comprar mais coisas. Nos anos anteriores, mesmo deixando pra última hora e etapa, consegui encontrar coisas legais e bem baratinhas.

Se você for separar um dia para comprar aqui em Barcelona na época de promoções, tenha calma e paciência. As lojas ficam mais cheias mesmo, com filas para tudo. Talvez a dica mais preciosa seja evitar os estabelecimentos muito próximos de atrações turísticas, como os perto das Ramblas e da Plaça Catalunya. Ir em shoppings mais afastados, como o La Maquinista ou o Diagonal Mar, é uma boa.

Lojas – Dicas de lojas que gosto por aqui e sempre encontro coisas lindinhas e com preços legais: Lefties (roupas e acessórios para homens e mulheres; lojas pela cidade e shoppings), Muy Mucho (tudo para deixar sua casa uma fofura), Stradivarius (roupas femininas, também por toda a cidade), Oysho (pijamas, roupa íntima e coisas fofas), Primark (roupas femininas e masculinas e acessórios), Pull & Bear (roupas e acessórios), Bershka (roupas), Calzedonia (meias, leggins e lingerie), Decathlon e as tradicionais H&M e Zara.

Ah, você vai ver muito pela cidade, em praticamente todo canto, lojas de El Corte Inglés. Normalmente elas são enormes e têm tudo quanto é tipo de produto. Mas não acho que seja uma loja barata, mesmo em rebajas. Isso porque tem MUITA coisa de marcas famosas lá, que, mesmo com desconto, não sai barato pro meu bolso.

FOTO de JULIO CARBO

Gosta de compras? Já fiz dois posts sobre isso aqui no blog:

– Um sobre a Primark (roupas e acessórios) e a Ikea (tudo para casa), que normalmente já têm preços excelentes nos seus produtos. Leia aqui

– Dez dicas de como economizar na cidade, com o tópico compras. Leia aqui.

Ah, não se esqueça que ao comprar com cartão de crédito aqui, você precisa de mostrar seu passaporte e dá pra pedir a devolução do imposto IVA, se gastar mais de 90 euros na mesma loja. (não se esqueça de pedir o formulário, pois dá pra receber de volta cerca de 10% da compra. Post sobre isso aqui).

Curiosidade – Antigamente havia uma data oficial para o início das rebajas, definida pelo governo de cada região. Hoje em dia, cada loja pode escolher o dia que quer começar e terminar, mas acaba que a grande maioria segue o mesmo calendário que os consumidores já estavam acostumados.

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Créditos das fotos: Córdoba Buenas Notícias; El Correo Gallego; El Peridódico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*