Narbonne – o que fazer? Roteiro de um dia na cidade francesa

Publicado em Arredores, Outras cidades

Como vocês já devem ter percebido, Barcelona tem inúmeras atrações turísticas. Porém, é uma cidade que possibilita também uma enorme quantidade de viagens bate-volta que valem super a pena, dentro e fora da Catalunha e Espanha. Uma delas, que eu conheci há pouco tempo, é a cidadezinha francesa de Narbonne.

Narbonne foi fundada em 118 a.C. e foi a primeira cidade romana fora da Itália. Com seus edifícios e igrejas antigos, porém bem conservados, atrações turísticas cheias de história e ainda puro charme no entorno do rio que corta parte da cidade, ela é perfeita para uma viagem de um dia inteiro, saindo de Barcelona.

Chegar em Narbonne é super fácil, confortável e tranquilo. A Renfe/SNCF tem trens de alta velocidade que ligam as duas cidades (e mais outras tantas, como Paris, Lion, Marselha, etc) e a viagem dura apenas 2h, que passam rapidinho. O trem é mega confortável, novinho, com poltronas espaçosas e conta com toaletes em todos os vagões e uma lanchonete bem equipada (e com sanduíches maravilhosos) para ajudar a matar a fome que pode surgir na ida ou na volta. Ah, as vistas que temos no trajeto também vale a pena (principalmente do lado esquerdo).

Saindo da estação de Sants, em Barcelona, de manhã e voltando já pela noite você consegue aproveitar tudo o que Narbonne tem de melhor. Chegando na cidadezinha francesa, vá direto visitar a Cathédrale Saint-Just et Saint-Pasteur, que é parada obrigatória. Ela é a terceira catedral gótica mais alta da França, porém, apesar de sua construção ter sido iniciada em 1272, ainda está inacabada. Inclusive, ela não tem uma fachada. Isso porque para terminar o seu projeto, parte da muralha da cidade teria que ser demolida. E não foi.

Além do lado externo da catedral, que ainda conta com o jardim super charmoso ao lado, não deixe de visita-la por dentro para ver os detalhes e os lindos e impressionantes órgão e altar da igreja. A entrada é gratuita.

Depois da catedral, siga para a praça da Prefeitura, a principal da cidade. Dá para visitar rapidamente o prédio da administração local, o Palácio dos Arcebispos e, logo na frente, ver os restos da Via Domitia, a “rua” que unia a Itália e a Espanha no século II a.C.

Agora, é hora de seguir para o canal de la Robine, que corta parte da cidade e tem várias pontes no seu trajeto. Dos dois lados, as ruas de pedestres são super charmosas e vale uma caminhada por ali.

O que vale MUITÍSSIMO também é atravessar o canal e seguir para o Mercado Les Halles, lindo por fora e delicioso por dentro Como euzinha amo mercados, fiquei apaixonada por esse. Super convidativo, tem lojinhas de vários tipos de produtos, como milhares de queijos (mesmo), embutidos, azeitonas e doces. Impossível resistir à tentação e não sair de lá com pelo menos uma “lembrancinha”. Ah, aqui dá para parar, sentar e comer algo, ok?

Porém, eu se você fosse, não comeria. Compraria algo para levar para casa. Isso porque a próxima parada é nada mais nada menos do que Les Grands Buffets, o maior buffet livre da Europa. Tem um post especial só sobre ele aqui. Mas, só pra te deixar com água na boca: QUARENTA E CINCO TIPOS DE QUEIJO. FONTE DE LAGOSTA. FONTE DE CHOCOLATE. OSTRAS. Observação importante: é necessário reservar com boa antecedência, ok? Não dá para chegar na hora e entrar.

Depois do Les Grands Buffets, tenho quase absoluta certeza de que você vai não conseguir fazer mais nada. Então, rumo à estação de trem para voltar para Barcelona! Mais duas horinhas (que eu aproveitei para fazer a siesta depois da comilança) e você estará na capital catalã.

____

Gracias a Renfe/SNCF, Narbonne Turismo,  Les Grands Buffets y a Tryptic Comunicació por la invitación y por el día perfecto en Narbonne. Ha sido genial!

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

 

4 comentários para “Narbonne – o que fazer? Roteiro de um dia na cidade francesa

  1. Gostei da dica, estarei em Barcelona em novembro, e talvez faça este bate e volta, eu a princípio estava me programando pra fazer Barcelona=Perpignan, mas este me chamou a atenção também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *