O EMDR e sua relação com o sono REM

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

EMDR é uma abordagem terapêutica de rápidos movimentos oculares que reproduz a fase REM do sono, quando os sonhos acontecem.

Na fase REM (Rapid Eyes Moviment) nós dormimos, descansamos, mas o cérebro trabalha de forma muito intensa. Nossos olhos fazem movimentos rápidos de um lado para o outro, os movimentos bilaterais. Esses movimentos indicam que o cérebro está em reprocessamento. Um movimento mecânico do cérebro que faz uma ligação entre os seus dois hemisférios: o da direita ( que processa emoções) e o da esquerda ( que processa razão).

Já reparou que os sonhos muitas vezes, parece não fazer sentido? Isso ocorre porque são representados por meio de simbolismos. O cérebro tenta reprocessar ou” digerir” conteúdos emocionais de difícil solução durante o sono R.E.M. Ao fazer o movimento bilateral, de forma mecânica, com os olhos, o cérebro tenta fazer uma conexão com o lado emocional e o racional do cérebro, mas pode ter dificuldades nesse processo, por se tratar de um evento traumático. É como se o evento que desencadeou o trauma, “travasse” o reprocessamento, impedindo a solução.

Durante o processo de terapia EMDR, o terapeuta reproduz o sono REM no paciente, por meio de movimentos bilaterais, seguindo um protocolo específico para cada situação ou demanda do paciente que fica o tempo todo consciente. É ele que faz o seu processo de cura emocional, por meio da ajuda do terapeuta que o conduz à uma viagem segura ao seu passado.

Assim, o EMDR ajuda o paciente a reprocessar traumas ou dramas que estão impedindo-o de viver o momento presente. Porque o passado pode e deve ser apenas uma lembrança da sua história de vida, e não determinar a sua vida.

Luciana Biagioni – Psicóloga da Vida&Mente / Terapeuta de EMDR

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *