Skip to main content
 -

Compromisso público. Essa é a mais apropriada definição para a Universidade Federal de Minas Gerais, instituição de ensino superior que, em 2017, completa 90 anos de existência. E, por que não dizer, 90 anos de excelência, de solidez, de inovação, de relevância, de transformação, de resistência.

Para comemorar seu aniversário, a UFMG preparou uma agenda que evidencia o que ela tem de melhor: o respeito à sua história e à memória de servidores – professores e técnico-administrativos - e estudantes que construíram e constroem a Instituição; a vocação para a proposição do debate e da reflexão que analisam o presente e apontam para o futuro; a valorização do ensino, da pesquisa, da extensão e da cultura, que garantem sua relevância social.

Acompanhe neste blog parte dessas histórias e visite também o site www.ufmg.br/90anos

UFMG adere ao Dia C da Ciência

“A Matemática está em tudo” é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foto: Foca Lisboa/UFMG

A partir deste ano, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá dia dedicado à defesa do investimento público em pesquisa

 

Sites e aplicativos de relacionamentos movimentam 2 bilhões de dólares ao ano e proclamam ser responsáveis por 25% dos relacionamentos encadeados na última década. Apenas o Tinder, o mais famoso deles, tem 50 milhões de usuários ativos em todo o mundo. Quais as chances de que entre um match, um superlike, um crush ou um charme, encontre-se a alma gêmea? A matemática pode explicar. Ou não.

O segredo está nas funções de múltiplas variáveis capazes de modelizar matematicamente as probabilidades das relações. Mas não é preciso ser PhD em Matemática para saber como tais variáveis operam. Os curiosos podem conferir suas probabilidades a partir das 13h desta quarta-feira (25), com a exibição do filme Algoritmos do Amor (How to find love online, 2016, 60 min), produção da BBC (em inglês, com legendas) que a UFMG exibe hoje na Biblioteca Central, como parte da MostraVerCiência, uma as ações do Dia C da Ciência, comemorado nesta quarta por instituições de pesquisa de todo o País, na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como tema “A Matemática está em tudo”.

O filme conta a saga de Xand van Tulleken, um pesquisador norte-americano solteiro de 37 anos que vive em Londres. Sua vida amorosa online se transforma em experimento para a doutora em Matemática Hannah Fry, que se propõe a testar se os algoritmos de sites de namoro realmente funcionam. Interessado? Confira o trailer.

A produção britânica é um exemplo de como as pesquisas influenciam o cotidiano de todos os cidadãos e por isso foi escolhida como atividade do Dia C da Ciência na UFMG. Por iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), o Dia C da Ciência é uma mobilização nacional que envolve as universidades e os institutos tecnológicos, responsáveis por 90% da pesquisa produzida no Brasil.

Dia C

O objetivo é realizar um dia de atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos, para “conscientização e o apoio da sociedade”, que “são decisivos para a sobrevivência do ensino superior gratuito e de qualidade, bem como a manutenção do financiamento público no Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação”. A partir deste ano, a ideia é que as quartas-feiras das semanas nacionais de C&T, que geralmente ocorrem em outubro, concentrem as ações do Dia C da Ciência.

Além da exibição do filme Algoritmos do amor, o Dia C da Ciência na UFMG ainda vai ser comemorado com exibição na fachada digital do Espaço do Conhecimento, na Praça da Liberdade, de desenhos animados que explicam ciência para meninos e meninas, produções do projeto Universidade das Crianças. As exibições ocorrerão entre 19h e 22h30, quando também vai ser projetado o banner do Dia C da Ciência, como manifestação de apoio da UFMG ao movimento.

Mais informações sobre a mobilização do Dia C da Ciência aqui.

(Com Dia C da Ciência)

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *