Skip to main content
 -

Compromisso público. Essa é a mais apropriada definição para a Universidade Federal de Minas Gerais, instituição de ensino superior que, em 2017, completa 90 anos de existência. E, por que não dizer, 90 anos de excelência, de solidez, de inovação, de relevância, de transformação, de resistência.

Para comemorar seu aniversário, a UFMG preparou uma agenda que evidencia o que ela tem de melhor: o respeito à sua história e à memória de servidores – professores e técnico-administrativos - e estudantes que construíram e constroem a Instituição; a vocação para a proposição do debate e da reflexão que analisam o presente e apontam para o futuro; a valorização do ensino, da pesquisa, da extensão e da cultura, que garantem sua relevância social.

Acompanhe neste blog parte dessas histórias e visite também o site www.ufmg.br/90anos

Notícias na história: EM anunciou construção da Cidade Universitária há 71 anos

Quinta-feira, 26 de setembro de 1946: nesta data, uma notícia publicada no Jornal Estado de Minas anunciava a assinatura do primeiro contrato para a construção, na Pampulha, da Cidade Universitária -‒ “a mais notável da América Latina”. O prazo previsto para a conclusão das obras de terraplenagem, abertura de avenidas e canalização de córregos e águas fluviais era de 18 meses.

O campus seria construído no lugar da antiga Fazenda Dalva, desapropriada pelo governador Benedito Valadares em 1942. As obras começaram, efetivamente, em 1947, depois da publicação do decreto que autorizou a doação de parte do terreno à Universidade de Minas Gerais (UMG).

Vista do terreno destinado à construção do prédio da Reitoria, antiga “Fazenda Dalva”, na década de 1950.

 

Somente uma década depois, em 1957, começou a construção dos prédios da Reitoria e das primeiras unidades acadêmicas da UMG, que seria federalizada em 1949.

 

https://www.youtube.com/watch?time_continue=31&v=5pmnyksPpw0

 

Setenta anos depois do início da construção, diferentemente do deserto de lama e matos ralos onde se ergueu, o campus Pampulha da UFMG se transformou numa verdadeira floresta urbana, que abriga uma das maiores áreas verdes de Belo Horizonte. Confira a vista área:

 

https://www.youtube.com/watch?v=a1SE5myO8u8

 

Veja também a seção Notícias na História, no site comemorativo dos 90 anos da UFMG.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *