Skip to main content
 -

Compromisso público. Essa é a mais apropriada definição para a Universidade Federal de Minas Gerais, instituição de ensino superior que, em 2017, completa 90 anos de existência. E, por que não dizer, 90 anos de excelência, de solidez, de inovação, de relevância, de transformação, de resistência.

Para comemorar seu aniversário, a UFMG preparou uma agenda que evidencia o que ela tem de melhor: o respeito à sua história e à memória de servidores – professores e técnico-administrativos - e estudantes que construíram e constroem a Instituição; a vocação para a proposição do debate e da reflexão que analisam o presente e apontam para o futuro; a valorização do ensino, da pesquisa, da extensão e da cultura, que garantem sua relevância social.

Acompanhe neste blog parte dessas histórias e visite também o site www.ufmg.br/90anos

SBPC na UFMG: um encontro histórico entre ciência e política

Atividades científicas durante a 49ª Reunião Anual SBPC na UFMG, em 1997. Foto: Alessandro Carvalho / Acervo SBPC

Pela quinta vez em sua história, a Universidade Federal de Minas Gerais recebe a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior encontro científico da América Latina. O evento está na 69ª edição e, em 2017, integra o calendário comemorativo dos 90 anos da UFMG.

As histórias da UFMG e da SBPC se imbricam à própria história da ciência no Brasil. Criada em 8 de julho de 1948, por grupo de cientistas reunidos na Associação Paulista de Medicina, a SBPC materializava um espírito forte do pós-guerra, quando ganhou força a ideia de que a ciência deveria ser o motor do desenvolvimento social e econômico no mundo. Pouco depois, em 1951, seriam criados o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Em 1965 a UFMG sediaria pela primeira vez a Reunião Anual da SBPC, em sua 17ª edição. O encontro reuniu cerca de mil participantes, entre cientistas brasileiros e estrangeiros, com apresentação de 600 trabalhos. Modesta se comparada aos moldes atuais (a última edição reuniu cerca de 10 mil pesquisadores) a reunião já era importante espaço de defesa de uma política consistente para a Ciência e Tecnologia. O presidente da comissão organizadora daquela edição foi ninguém menos que Wilson Beraldo , um dos maiores nomes da ciência no Brasil. Ao final do evento, Beraldo encaminhou memorial à Presidência da República no qual salientava que o “êxodo de cientistas brasileiros para outros países tinha como principal causa a impossibilidade de os profissionais desenvolverem suas atividades em regime de tempo integral.”

Dez anos mais tarde, em 1975, a Universidade voltou a receber a reunião anual da SBPC, com uma inédita discussão sobre ecologia e a conservação da natureza, tema até então nunca abordado em reuniões científicas no Brasil.

Acervo SBPC

Numa prova de que ciência e política são indissociáveis, a SBPC faria da UFMG novamente a sua casa em 1985, com o lema “Começar de novo”. A 37ª Reunião Anual da SBPC ocorreu no cenário da redemocratização e os 2,8 mil trabalhos apresentados versavam sobre assuntos como ciência, tecnologia, assembleia constituinte, reforma agrária e Brasil democrático.

Acervo SBPC

“Ciência hoje, Brasil amanhã” foi o tema escolhido para a 49ª Reunião Anual da SBPC, em 1997. A promulgação da Lei de Patentes, em maio daquele ano, orientou os debates, que abordaram a relação da ciência com a indústria e a sua dificuldade em realizar inovações tecnológicas, em razão de entraves encontrados. Questões sobre ecologia, democracia e corrupção também voltaram à tona.

Acervo SBPC

Vinte anos depois de sua última realização na UFMG, a Reunião Anual da SBPC está de volta à Universidade, e se propõe a discutir inovação, diversidade e transformações. A atual presidente da SBPC, Helena Nader, falou à TV UFMG sobre a dimensão do evento organizado em 2017.

Leia mais sobre a história da SBPC na UFMG no site comemorativo dos 90 anos da Universidade.

 

Edição: Gabriel Araújo sob supervisão de Alessandra Ribeiro

Related Post

Related Post

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*