A Nova Economia, a valorização da nossa profissão mais nobre e a retomada pelas nossas paixões


Por João Pedro Resende

Quantas pessoas você conhece com grande conhecimento, talento, ou experiência em um assunto pelo qual muitas outras se interessam?

A Hotmart nasceu, em 2011, a partir de uma necessidade pessoal. Devido a grande procura de amigos e pessoas próximas para aprender SEO e Pay-per-click ads comigo, percebi que aquele era um conhecimento que tinha valor para os outros e faria sentido comercializá-lo (falei sobre isto no primeiro post) para pessoas que não pudessem ter um contato direto comigo. Naquela época, não existia uma plataforma no Brasil onde eu pudesse cadastrar o meu e-book e distribuir esse conteúdo.

Da mesma forma como encontrava barreiras para disseminar esse conhecimento, muitas outras pessoas poderiam estar passando exatamente pela mesma situação, e se houvesse como trabalhar com este tipo de mercado de forma simples, ele provavelmente floreceria. A transformação de conhecimento, experiência prática e talento em produto, expandiu as possibilidades e consolidou uma nova economia.

Quando se cria um produto digital de valor (um curso online, um pacote de conteúdo pago, etc), você está operando em um cenário onde não há restrição geográfica como barreira para alcançar seu público alvo. As margens podem ser grandes e os custos operacionais reduzidos, se comparados a um negócio tradicional.

Do ponto de vista do comprador, ele agora tem muito mais opções de escolha do professor ideal com o qual ele deseja aprender algo. Referenciando cursos online por exemplo, agora ao invés de ter que aprender Inglês ou Espanhol, no horário e com o professor que a escola de idiomas definiu para você, é possível escolher com qual professor de idiomas você deseja aprender e fazer isto nos momentos e ritmo que você preferir. O mesmo se aplica aquele conhecimento que você pretende adquirir sobre culinária, marketing, e-commerce, meditação, etc…

Finalmente, o mais gratificante do mercado que a Hotmart fomenta, é que agora, finalmente, os professores, aquelas pessoas quem tem algo de valor para passar para os outros, podem ser bem pagos. Durante todos estes anos, nossa sociedade viu uma classe de importância absurda, sofrer a desvalorização da sua profissão.

Hoje, estamos em um excelente momento para quem sempre quis exercer sua paixão de ensinar, mas nunca teve condições de fazer isto de forma sustentável, ou de forma que isto pudesse ser feito sem que sonhos pessoais tivessem que ser riscados do caderninho.

Mercado democrático: todos podemos produzir e disseminar conteúdos

As redes sociais deram voz para que todos pudéssemos expor nossos pontos de vista sobre tudo, o mercado de produtos digitais, por outro lado, nasceu para colocar nosso real conhecimento na vitrine do mundo.

Em cinco anos de atividade, a Hotmart viu nascer mais de 50 mil produtos digitais, meio milhão de usuários cadastrados entre produtores (aqueles que criam e cadastram seus produtos) e afiliados (aqueles que ajudam os produtores a alcançarem seu público). Viu surgir novas carreiras no Brasil como o Gerente de Afiliado, e acompanhou o nascimento das Agências de Lançamento – algumas já com cerca de 50 funcionários -, criadas para trabalhar exclusivamente em lançamentos de produtos digitais.

Quando um funcionário chega para trabalhar na Hotmart, logo no primeiro dia recebe um livro. O famoso “Livro Vermelho”. Nossos pilares, nossos mantras e nossos valores estão impregnados em cada uma das páginas do nosso código de cultura e embora esse seja uma tema para tratarmos em um post futuro, me despeço de vocês com a frase que abre o nosso livro vermelho: se mais pessoas pudessem viver de compartilhar o que eles têm de melhor, o mundo evoluiria mais rápido.

Eu acredito que as pessoas que podem transformar o mundo, são aquelas que de fato amam o que fazem. E para mim é uma felicidade muito grande desenvolver uma empresa cuja missão é permitir que as pessoas consigam viver de suas paixões.

E você, o que tem de melhor para compartilhar com o mundo?

2.691 Comentários