Errata: Secretaria de Turismo de MG e Belotur estiveram presentes na Festuris em Gramado

O Blog recebeu informações de um colega também jornalista que esteve na feira de Gramado e não percebeu a presença da Secretaria de Turismo de Minas Gerais e da Belotur no evento. Porém ambos estavam presentes juntamente com os receptivos Trilhas de Minas e Ouro Preto Travel, todos no stand da Embratur. As presenças estão registradas em link abaixo, enviado pela assessoria de comunicação da Setur-MG.

Embora esteja no turismo há 30 anos, nunca tinha ouvido falar o nome do Secretário de Turismo atual, o Dr. Paulo Almada, que atua no setor aéreo internacional. Talvez o fato do secretário não ter atuado em Minas Gerais, e aqui vai nosso reconhecimento pelo brilhante currículo apresentado pela assessora Carolina Paiva que apresentamos a seguir.

Segue também na íntegra a mensagem da assessoria de imprensa da Setur-MG em primeiro e em seguida da Belotur.

Currículo do Secretário de Turismo de Minas Gerais, Dr. Paulo Almada

Formado em Administração de Empresas pela Universidade da Califórnia (UCL). Concluiu o Master of Business Administration (MBA) também pela UCL. É empresário do setor da aviação há mais de 25 anos. Foi diretor da LAB Airlines Boliviana, diretor presidente da Safari Linhas Aéreas-Africa e da WhiteJets Brasil e vice presidente da Sol Dominicana Airlines – Republica Dominicana. Durante cinco anos, representou a SOS Insurance Company, em Los Angeles (EUA). Foi convidado pelo governador Fernando Pimentel para assumir a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MG)

Agradeço as assessorias de imprensa da Setur-MG e da Belotur e desejo sucesso ao novo Secretário de Estado de Turismo Dr. Paulo Almada, sugerindo que ele se apresente para o trade turístico oportunamente.

José Aparecido Ribeiro

Jornalista e ex-presidente da ABIH-MG

DRT-17.076-MG – jaribeirobh@gmail.com

 

Bom dia José Aparecido,

Tudo bem?

Encaminho abaixo release da presença da Secretaria de Turismo de Minas Gerais na feira de Gramado.

http://turismo.mg.gov.br/noticias/2284-setur-participa-da-30o-festuris-em-gramado

 

Aproveito a oportunidade e encaminho um mini currículo do nosso atual Secretário Paulo Almada, que possui 26 anos de experiência na área da aviação.

Também gostaria de te convidar para o 1º Festival Gastronômico da Noiva do Cordeiro, um evento com apoio da Secretaria de Estado de Turismo.

 

Abraços,

Carolina Paiva

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais

 

Nota da Belotur:

Caro Jair,

em resposta à sua coluna, publicada na última sexta (16/11), no Portal Uai, a Belotur vem, por meio desta nota, prestar alguns esclarecimentos. À princípio, queremos destacar que é louvável a iniciativa do colunista em se preocupar com a situação do Turismo no Estado e no Município. Dessa forma, fazemos questão de destacar os projetos que têm sido desenvolvidos pela Belotur na atual gestão.

Vale ressaltar que, diferente do que foi publicado pela coluna, a empresa municipal esteve presente e cumpriu extensa agenda de compromissos dentro da 30ª edição da Feira Internacional do Turismo (Festuris), em Gramado (RS). Com o objetivo de promover Belo Horizonte, técnicos da Belotur participaram do Espaço Minas Gerais, no estande do Ministério do Turismo, convidando profissionais do setor a comercializar pacotes para o Carnaval de Belo Horizonte e a para a Copa América 2019. Representantes da empresa também se reuniram com a Diretoria de Turismo da Prefeitura de Porto Alegre e com operadores de viagem, potencializando o relacionamento com o trade, associações e imprensa.

Ainda falando sobre a presença em feiras, neste ano a Belotur participou de cerca de 20 eventos do tipo, inclusive edições internacionais como a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), que aconteceu em Buenos Aires e é considerada a principal feira do setor na região. Outro exemplo é a presença na WTCF Frangant Hill Summit 2018, evento da Federação Mundial de Cidades Turísticas (WTCF), realizado em Qingdao, na China, onde foi defendida a candidatura da capital mineira como cidade sede do 3º Congresso Latino-Americano de Turismo da WTCF, em 2020.

A empresa municipal também avançou em ações de relacionamento com o trade e promoção de Belo Horizonte, ao se filiar a importantes entidades de turismo nacionais e internacionais, entre elas a World Tourism Cities Federation (WTCF), International Convention and Congress Association (ICCA), International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA) e United States Tour Operator Association (USTOA).

A Belotur realiza, ainda, eventos de grande porte, como o Carnaval de Belo Horizonte, considerado uma das maiores festas do Brasil e o Arraial de Belo Horizonte, principal festejo junino da Região Sudeste. Nos 120 anos da cidade, entregou seis dias de programação com mais 327 eventos. Temos participação na organização da Parada LGBT, que neste ano reuniu cerca de 150 mil pessoas. Além disso, a empresa fomenta a realização de eventos com potencial turístico para o município, por meio de editais de auxílio financeiro.

Entre os diversos projetos desenvolvidos pelas diretorias da Belotur, podemos destacar: criação de um novo posicionamento turístico para Belo Horizonte; lançamento da Candidatura de Belo Horizonte à Rede de Cidades Criativas da Unesco; fuTurismo, programa de incentivo a soluções criativas para novos negócios; fortalecimento do Observatório do Turismo, com a aplicação de mais de 10 pesquisas de destaque para o setor; realização de seminários temáticos (Afinando os Tamborins/Carnaval 2017, Turismo Gastronômico e Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes – 2018); Belo Horizonte Hospitaleira, programa de capacitação qualificação e sensibilização turística, entre outros.

Assim como outras importantes cidades e regiões turísticas do Brasil e do mundo, das quais podemos destacar a já citada Gramado, no Rio Grande do Sul e Medelin, na Colômbia, locais que construíram uma política de turismo consistente, a Belotur desenvolve esses projetos como base para a criação da nossa política pública de turismo. Tudo pensado e planejado a longo prazo para consolidar a capital mineira como um destino turístico atraente, inteligente e, de fato, competitivo em âmbito regional, nacional e internacional.

Esclarecido o equívoco da coluna em relação à participação de Belo Horizonte na Festuris (Gramado) e expostas as principais ações desenvolvidas pela Belotur na atual gestão, nos colocamos à disposição para qualquer nova demanda.

Na foto, visita do Ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, ao espaço Minas Gerais no Festuris Gramado.

Atenciosamente,

Angela Maris l Assessoria de Imprensa
Belotur /

Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte

Fone: (31) 3246-0246 / 98726-2014 / 98751-2675 | www.belohorizonte.mg.gov.br

4 comentários em “Errata: Secretaria de Turismo de MG e Belotur estiveram presentes na Festuris em Gramado

  1. Prezado José Aparecido,
    lendo como sempre suas notificações, vi agora sobre a errata, você está de parabéns pela nota da Secretaria de Turismo de MG, mas fica aqui nossa notificação que estamos no jornalismo desde 1986, bacharel em jornalismo, atuando em vários veículos de comunicação, e na editoria de turismo desde 1989, e infelizmente nos últimos anos não vimos nada no setor turístico em nossa Minas e bela Gerais.
    Minas Gerais está perdendo o trem, ou o trem descarrilou da linha, somos do turismo queremos ver nosso Estado acimea de tudo, mas nada.
    Grande abraço,
    Sérgio Moreira

  2. Ai, ai, ai… que vergonha, hein?! Como diz o ditado ” Falou o que quis, ouviu o que não quis!”
    Criticou tanto e não conferiu nada?! Agora é se retratar. Fazer o quê? Também, antes assim do que não reconhecer o erro!
    Fico pensando sobre postagens anteriores. Será que não houve outros equívocos? Opiniões não precisam de comprovação, mas o blogueiro costuma exagerar, né.
    Fica a dica: quanto mais dura a crítica, maior a necessidade de fundamentação. Dados, pesquisas, metodologia, etc. Senão, é só achismo e opinião mesmo. É pouco!
    E para vocês do ramo do jornalismo, não esqueçam que fake news equivale a vírus de computador: faz um estrago! Checar e confirmar a veracidade das informações é imprescindível para o bom jornalismo. Mesmo para o caso de blogs que são menos formais e mais descontraídos.

  3. Jornalismo correto. Mas a errata não altera o precipício do turismo do nosso estado. O secretário é mais uma amostra da dismineirização da nossa economia.

    O Governo do Ceará deu um show no turismo melhorando saneamento, estradas, etc.

    Viajar para MG hoje a turismo é algo complicadíssimo.

    Nosso aeroporto é longe demais, nossas estradas estão terríveis.

    Ir ao Caraça, por exemplo é uma viagem de no mínimo 3 horas de BH até o Santuário.

    Na nossa Ouro Preto a Guarda Municipal odeia turistas! Nossa Congonhas mais parece uma Mogadíscio na beira da 040.

    Para ir a Serra do Cipó sobreviva a passagem por Lagoa Santa e seu centro caótico. Pior eh ver absolutamente isolado do mundo nosso leste de minas.

    E em nossa BH você pode andar de jegue, bicicleta, avião, helicóptero, mas de carro é inviável!

  4. Jornalismo correto. Mas a errata não altera o precipício do turismo do nosso estado.

    O secretário é mais uma amostra da dismineirização da nossa economia.
    O Governo do Ceará deu um show no turismo melhorando saneamento, estradas, etc. Viajar para MG hoje a turismo é algo complicadíssimo.

    Nosso aeroporto é longe demais, nossas estradas estão terríveis.

    Ir ao Caraça, por exemplo é uma viagem de no mínimo 3 horas de BH até o Santuário.

    Na nossa Ouro Preto a Guarda Municipal odeia turistas! Nossa Congonhas mais parece uma Mogadíscio na beira da 040.

    Para ir a Serra do Cipó sobreviva a passagem por Lagoa Santa e seu centro caótico. Pior eh ver absolutamente isolado do mundo nosso leste de minas.

    E em nossa BH vc pode andar de jegue, bicicleta, avião, helicóptero, mas de carro é inviável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *