O primeiro carro da Haas F-1 é um…

Publicado em Sem categoria
Fuça daqui, procura dali, e ao ler a notícia da inauguração das novas instalações da Haas Automation em Portugal, descobri que Gene Haas não só tem aproveitado cada ocasião para mostrar que sua nova escuderia avança a passos largos, como, nesta, fez questão de mostrar um showcar, um primeiro modelo, digamos “concreto” de uma iniciativa que, por enquanto, tinha sede, cara e logomarca, mas nada que sequer lembrasse um monoposto de competição.

E se há laços estreitos com a Ferrari, poderia ter sido perfeitamente um modelo de Maranello recondicionado (pensando bem não, já que a turma da Scuderia não gosta muito deste tipo de descaracterização), mas, sabe que máquina é? Sim, uma olhada atenta mostra que o empresário e bilionário norte-americano é o feliz proprietário… do Toyota TF110, a máquina do time japonês sediado em Colônia que só foi à pista nos primeiros testes da Pirelli, quando a ideia era usar equipamento que não favorecesse ninguém. Que foi mostrada no blog e, por um certo momento, chegou a ser o carro com que o misterioso Zoran Stefanovic planejava sua entrada no circo, com a Stefan GP.

Veja na imagem como as saídas de escapamento estão localizadas nas laterais, algo que era permitido na época, e hoje não é mais. Lógico que inconcebível acoplar o chassi desenvolvido pela turma de Pascal Vasselon com o V6 “made in Maranello”, mas é mais um passo de um projeto cada vez mais sério. E, mais legal, uma chance de tirar de uma sala empoeirada uma bela máquina que apareceu bem menos do que merecia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *