Inauguração com Andretti e brasileiro de Ferrari…

Publicado em Sem categoria

Se você andou espiando os sites norte-americanos de automobilismo hoje, já leu que o mais novo circuito dos EUA e do circo da F-1 abre as portas domingo com uma programação de tirar o fôlego. Sim, depois de muitas dúvidas, polêmicas e temores, o Circuit of the Americas (COTA, para os íntimos) será entregue ao público de Austin, no Texas, com uma exibição de ninguém menos do que Mario Andretti, no comando de uma Lotus (Renault) R30, de 2010, como permite o regulamento da categoria – e é lógico que há o componente emocional ao se reunir o carro preto e dourado e o campeão mundial de 1978. E que, além dele, o reserva Jerôme d’Ambrosio e o ator Patrick Dempsey, que vem se transformando em arroz de festa nas pistas, vão conduzir o bólido.

Mas não é só: alguns afortunados terão o privilégio de percorrer os 5.516m a bordo de F-1 bipostos e um brasileiro participará da festa fazendo o que mais sabe: acelerar, ainda que com parcimônia. Caberá ao mineiro Rafa Matos, com a Ferrari 458 GT2 da equipe oficial Risi (que fica em Houston, também no Texas), a honra de comandar o primeiro carro de Maranello a andar no traçado, em meio a outros modelos que disputam a American Le Mans Series e a Porsche Cup. Só lembrando que o comissário auxiliar da FIA no GP de 18 de novembro será Emerson Fittipaldi.

E, antes que alguém ache que a Lotus terá algum tipo de vantagem pelo fato de conhecer a pista antes das demais, vale o lembrete: pra começar, os pneus são compostos de demonstração, mais próximos dos usados na GP2. E, na Índia, a primazia foi da Red Bull. Valerá bem mais para a Pirelli, que terá um parâmetro para comparar as simulações feitas em computador e certamente não será o motivo de uma eventual vitória de Kimi Raikkonen ou Romain Grosjean. Que venha a festa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *