Você já ouviu falar em varicocele?

Publicado em Infertilidade masculina

Ainda pouco conhecida pela população, a varicocele é a principal causa de infertilidade nos homens. A doença está associada a alterações na produção e qualidade dos espermatozoides. Existem casos em que não são registrados sintomas, mas geralmente, são observados quadros de dor, desconforto e sensação de peso na região escrotal. Mais raramente, pode levar à diminuição do tamanho dos testículos, a chamada atrofia testicular. Está sofrendo com alguns desses sintomas? Apresentamos abaixo mais informações sobre a doença, mas lembre-se, procurar um auxílio médico é fundamental.

Quais são as causas da varicocele?

Muitos especialistas comparam, com algumas ressalvas, a doença com os casos das varizes das pernas. Ambas são causadas por um mal funcionamento das válvulas presentes no interior das veias. Estas válvulas têm como objetivo evitar o retorno de sangue pelas veias. No caso da varicocele, quando estas válvulas não funcionam adequadamente, o sangue pode retroceder para a região testicular, causando dilatação destas veias. A doença afeta com maior frequência o lado esquerdo do órgão, devido a fatores anatômicos da drenagem das veias desse lado da região testicular.

Atenção! Mesmo em casos que ocorre somente no lado esquerdo, a varicocele pode afetar a produção de espermatozoides nos dois testículos.

Fatores genéticos também influenciam no desenvolvimento da doença. Por ser mais comum na puberdade, mais exatamente em homens entre os 15 e os 25 anos, considera-se a idade um fator de atenção para o desenvolvimento do problema.

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico de varicocele é realizado durante uma consulta médica. O paciente é submetido a um exame físico. Quando essa avaliação é inconclusiva, o médico poderá solicitar uma ultrassonografia com Doppler da região escrotal para uma nova avaliação. Normalmente o médico Urologista só é procurado devido quadro de dor testicular. É importante uma adequada avaliação para que outras causas dessa dor possam ser descartadas.

Descobri que tenho a doença, quais são os tratamentos?

Se o paciente apresentar quadro de dores na região escrotal e outros sintomas, como atrofia testicular ou infertilidade, ou se estiver pensando em técnicas de reprodução assistida, uma reparação cirúrgica das varicoceles pode ser necessária. Na cirurgia as veias afetadas são lacradas para redirecionar o fluxo de sangue para as veias normais. O tratamento da varicocele pode até mesmo sanar casos de infertilidade, pois ajuda a melhorar a qualidade e a produção dos espermatozoides.

A doença pode me deixar infértil?

O represamento de sangue ao redor dos testículos, causado pela varicocele, leva ao aumento da temperatura testicular. Além disso, contribui para um aumento de algumas substâncias tóxicas no órgão. Como consequência, pode ocorrer diminuição da produção, da movimentação, da forma e do funcionamento normal dos espermatozoides, o que causa infertilidade.

Caso esteja sentindo dores na região ou conheça alguém próximo que pode estar sofrendo com essa doença, procure e indique o atendimento médico. Se não tratada corretamente a doença poderá evoluir e causar a infertilidade. Agende uma consulta com seu médico e tire todas as dúvidas sobre a varicocele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*