Dr. responde: Gestação pós vasectomia

Publicado em Dicas, fertilização, FIV, gravidez, Infertilidade secundária
                Crédito: Aforisticamente.com

“No passado, meu marido passou por uma vasectomia. Mas, agora decidimos ter um filho nosso. Conseguimos reverter isso?”

 A vasectomia é um método de esterilização voluntária em que se realiza a obstrução, por cirurgia, dos canais deferentes no homem. Esse método impede que os espermatozóides se unam ao liquido seminal e sejam liberados, impedindo assim a gravidez.

Apesar de ser um método seguro, há possibilidades de se conseguir uma gestação. Para isso, existem duas alternativas: cirurgia para reversão ou a Fertilização in Vitro com Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides (FIV/ICSI), após aspiração de espermatozóides do epididimio.

Nós indicamos a cirurgia quando há a combinação de dois fatores: parceira com idade inferior a 35 anos e vasectomia realizada há menos de cinco anos. No caso de reversão, as taxas de gravidez variam entre 0% a 5%.

Em cenários diferentes, recomendamos a FIV/ICSI associada à aspiração dos espermatozóides diretamente do epidídimo. Esse método de reprodução assistida apresenta resultados de gravidez similares aos ciclos de FIV habituais, variando de 20% a 55%, de acordo com a idade da mulher.

É importante lembrar que nos casos de cirurgia para reversão com sucesso, é preciso utilizar métodos contraceptivos regulares, para evitar gestações posteriores.
Saiba como participar do “Dr. responde”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*