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Graduação em Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT , Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediatrica – SBOP, Advanced Trauma Life Support – ATLS, Ortopedista Pediátrico Assistente da Rede Mater Dei de Saúde - BH/MG

Prevenção das lesões esportivas nos jovens atletas

Generalidades: 

Cada esporte tem uma demanda física peculiar sobre o corpo de um jovem atleta. Conhecer os riscos de cada esporte e os fundamentos da prevenção de lesões pode manter seu filho saudável. Os maiores especialistas no mundo acreditam que algumas medidas básicas podem ajudar, de forma substancial, na prevenção das lesões nas crianças e nos adolescentes

  • Tenha foco na diversão. Ganhar é uma consequência.
  • Comer e descansar bem pode melhorar o desempenho e reduzir os riscos
  • Durante as férias, é essencial o fortalecimento muscular, manter o condicionamento físico e praticar outros esportes
  • Crianças muito jovens não devem se especializar em um único esporte
  • Realizar uma boa pré-temporada, no local adequado, é sempre importante
  • Sempre buscar treinadores bem formados, preparados e que se preocupam com a segurança

Psicologia do Esporte:

Quando uma lesão, uma grande perda ou talvez uma grande mudança de vida faz com que um atleta fique afastado, os psicólogos podem ser de grande ajuda. As técnicas usadas para melhorar o foco e permanecer otimista, ajudam com a recuperação, podendo tornar um bom atleta ser ainda melhor.

  • Otimismo
  • Mentalidade de campeão
  • Equilíbrio escolar e desportivo
  • Apoio ao jovem atleta na lida com uma lesão ou cirurgia
  • Bom relacionamento entre pais e técnicos
  • Preparação mental para a competição
  • Condicionamento mental para jovens atletas

Placas de Crescimento – Imaturidade Esquelética:

Se um atleta é esqueleticamente imaturo, isso significa que suas placas de crescimento ainda não se fecharam e a criança ainda está crescendo. Placas de crescimento abertas são vulneráveis as lesões por atividades repetitivas e vigorosas. Existem diferentes níveis de maturidade esquelética e cada um deve ser levado em consideração, especificamente, ao desenvolver um plano de treinamento e tratamento.

Lesões por “Over Use”:

As lesões por “over use” (uso excessivo) podem ser evitadas. Em comparação com uma lesão aguda que ocorre durante um único evento, essas lesões são causadas por atividades repetitivas ou aumentos repentinos na intensidade do treinamento. Quando os tecidos do corpo são repetidamente estressados jogando, correndo e pulando, processos inflamatórios podem acontecer e trazer danos permanentes. O descanso é uma obrigação, e às vezes outros tratamentos são necessários. Reconhecer os sinais de alerta precoces é de suma importância para os atletas jovens porque a maioria das lesões por uso excessivo pode ser resolvida com o simples repouso apropriado.

Nutrição Esportiva – Vida Saudável para Jovens Atletas:

Chaves para o sucesso:

  • Comer um bom café da manhã e lanches durante o dia
  • Beba água durante todo o dia, não apenas durante o treinamento e a competição
  • Entenda os alimentos para ajudar a fazer boas escolhas

Hidratação:

A água é um componente muito importante no plano de nutrição de um jovem atleta. Beber água abundante durante todo o dia, durante e após uma atividade, irá favorecer uma ótima performance, mantendo a temperatura corporal adequada e os altos níveis de energia. Isso, sem dúvida alguma, ajuda o atleta a ficar alerta e focado, promovendo a recuperação ideal após o final da atividade.

Suplementos:

Um suplemento é uma vitamina, mineral, erva, aminoácidos ou enzimas encontradas em comprimidos, cápsulas ou em pó, bem como em bebidas e barras energéticas. Embora os rótulos possam prometer resultados como aumento de energia e massa magra, estas alegações e os ingredientes listados nestes produtos podem não ser regulamentados pela ANVISA e conter substâncias que o jovem atleta não deveria utilizar. MUITA ATENÇÃO!

Daremos seguimento ao assunto nos próximos posts de maneira mais detalhada priorizando os principais esportes praticados pelas nossas crianças e adolescentes.

 

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8 comentários em “Prevenção das lesões esportivas nos jovens atletas

  1. Parabéns!! Essas informações ajudam evitar muitos problemas. Principalmente entre jovens despreparados e inconsequentes que praticam esporte sem se informar ou procurar orientação médica!! E não são raros os casos de lesões graves!! Sucesso sempre!!!

  2. Dr. Bernardo, gostaria de saber qual e a idade apropriada para um adolescente entrar na musculação ? Quais são os riscos e benefícios desta atividade ?Grande abraço

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