Skip to main content
 -
Sou jornalista e meu gosto por aventuras já me levou a lugares extremos! Com vontade e estratégia superei desafios artificiais e selvagens que se interpunham às histórias que buscava, acumulando experiência e técnicas. No Rotas do Explorador mostro expedições e dicas outdoor.

Dá para confiar nos Kits de Primeiros-Socorros comprados prontos?

Há vários tipos de kits de sobrevivência no mercado, alguns deles importados

Dá para confiar nos kits de primeiros-socorros que você compra prontos? Eles têm tudo que você precisa para um acampamento, aventura ou expedição? Conheço muitos desses kits devido às pesquisas que fiz e ao intercâmbio de informações com a comunidade aventureira e sobrevivencialista para formatar os meus conjuntos. E a resposta que daria para cenários de acampamentos e aventuras curtas é que sim, a maioria tem os insumos de complexidade ideal para os primeiros-socorros feitos por leigos – não se deve utilizar medicamentos de prescrição médica nem fazer intervenções para as quais você não foi treinado, pois isso só acarreta mais riscos de comprometimento à saúde da vítima. No caso de uma expedição, já os acho insuficientes. Para minhas necessidades, nunca um kit está acabado, eu sempre o melhoro, troco algumas coisas, sobretudo porque muitos insumos têm validade.

Ao longo da minha carreira montei vários kits de primeiros-socorros e esse é um assunto recorrente no meu canal do YouTube, o Missão Carcará, justamente devido à sua importância para os aventureiros. Assista aqui o vídeo que fiz com o grupo de operações emergenciais dos Bombeiros de Minas Gerais com a recomendação de kits de primeiros socorros feita por eles:

E de nada adianta você ter todo tipo de insumo médico para abreviar sangramentos, contusões e queimaduras se não souber como agir quando for necessário. Em outro vídeo, pedi para os Bombeiros de Minas Gerais ensinarem quais são as primeiras atitudes a tomar quando alguém está ferida e um dos integrantes de seu grupo dispõe de um Kit de Primeiros-Socorros. Assista ao vídeo abaixo:

Você encontra nos mercados e em algumas importadoras alguns tipos de kits de primeiros-socorros que vêm da China já prontos. Qual o problema disso num caso em que você está mais exposto a uma emergência, como numa expedição? Um dos pontos é que se você simplesmente compra um kit fechado e o coloca na mochila, abre mão de levantar quais os tipos de emergência pode enfrentar e quais insumos médicos podem ajudar no primeiro atendimento em caso de acidentes. Você pede oportunidade de adicionar aquilo que você já prevê que possa ser utilizado em caso de emergências que seriam mais comuns nas suas aventuras, nos lugares específicos para onde você vai. Veja um kit de primeiros socorros que adquiri da China para servir como base de um dos meus conjuntos de aventura e veicular no vídeo abaixo:

O kit de primeiros-socorros mais profissional deve refletir as necessidades e preocupações para cada expedição específica. Por exemplo, se você vai num lugar onde há alto índice de radiação solar é bem interessante ter pomadas para tratamento de queimaduras. No caso de lugares muito frios, é bom ter cicatrizadores para ferimentos na boca, por exemplo. Onde a caminhada é longa esses mesmos cicatrizadores ajudam a tratar assaduras de suor e atrito.

É muito importante também você distribua vários kits diferentes em locais onde pode enfrentar emergências, por exemplo: no seu carro, no seu local de trabalho, na sua casa, na sua casa de campo ou de praia, na mochila de fuga etc.

Recomendo a quem puder, fazer um curso de primeiros-socorros. Há órgãos indicados para isso, como a Cruz Vermelha e a secretaria de saúde da sua cidade ou do estado que estão sempre aprimorando esse conhecimento para o seu corpo de funcionários. Você pode até montar um grupo de cidadãos e pedir ao comando dos Bombeiros da sua região para que eles ministrem uma palestra ou workshop ensinando os primeiros-socorros a pessoas que podem ser multiplicadoras desse conhecimento para as escolas e equipamentos públicos.

Related Post

Related Post

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*