Skip to main content
 -
Sou jornalista e meu gosto por aventuras já me levou a lugares extremos! Com vontade e estratégia superei desafios artificiais e selvagens que se interpunham às histórias que buscava, acumulando experiência e técnicas. No Rotas do Explorador mostro expedições e dicas outdoor.

Bastidores da sobrevivência com Giuliano Toniolo e David McIntyre

 

Saudações! Aqui é o Rotas do Explorador!

Vou contar um pouco dos bastidores antes da entrevista que fiz com dois dos maiores especialistas em sobrevivência do mundo, o Giuliano Toniolo e o David McIntyre. O motivo principal foi a vitória do David no reality show de sobrevivência Alone, em 2016, que considero o mais difícil do mundo. Mas aproveitei a oportunidade para absorver ainda mais conhecimento mateiro dos dois, fazendo uma entrevista (confira o texto aqui) para o Jornal Estado de Minas.

Como tenho verdadeiro fascínio por explorações e faço muitas reportagens em locais difíceis, acidentados e ermos, as técnicas de sobrevivência surgiram de forma natural, algo necessário para melhorar meu desempenho e permitir regressar em caso de problemas. O sobrevivente também cria mecanismos que o permitem evitar uma situação dessas, como sempre manter um suprimento satisfatório de comida e água, ter as formas de orientação em mente e afiadas nos dispositivos. Foi assim que conheci o Giuliano Toniolo, em 2015, quando fiz um curso ministrado por ele na Região de Lagoa Santa (Grande BH) pela escola Mestre do Mato. Na época, meu canal do YouTube, o Missão Carcará, ainda engatinhava. Depois do curso conversamos muito e até fiz mais uma reportagem com ele sobre a ridícula proibição do porte de lâminas em Minas Gerais.

De tanto o Giuliano falar bem do David McIntyre, da parceria dos dois, das experiências na mata, quando ele contou que o amigo gringo ia participar da segunda temporada do reality show Alone, foi quase natural começar a acompanhar. São 10 competidores deixados com apenas 10 itens numa ilha selvagem do Canadá, lar de lobos, onças e ursos. O último a desistir vence. De repente, me vi torcendo para o Mac – apelido carinhoso dos amigos dele aqui no Brasil –  e até envolvendo minha família. Me peguei num episódio novo com minha mulher torcendo pelo “mineiricano”, como ele se define, e vibrando quando outro participante era eliminado. Como demorava muito a postagem dos episódios novos, tive tempo de assistir à primeira temporada toda, rs. E a torcida não era apenas pelo fato de o Mac ser amigo do Giuliano, mas também por ser, de certa forma, a técnica mateira do Brasil e de Minas Gerais sendo posta a prova no reality de sobrevivência que considero o mais difícil do mundo.

Giuliano e David se conheceram em Belo Horizonte e fundaram a escola de sobrevivência Metre do Mato

Quando, finalmente, veio a vitória, a sensação de satisfação foi muito grande e dominou o papo entre os mateiros dos grupos de Whatsapp e de Facebook. Agora, em fevereiro, o Mac veio ao Brasil pela primeira vez depois de ter vencido o Alone. Ele e o Giuliano foram acampar e gentilmente me cederam um pedacinho do apertado cronograma deles para conceder essa entrevista que fizemos aos pés da Serra do Curral, em Belo Horizonte. Não é sempre que você pode ouvir um pouco sobre experiência, preparo, humildade e espiritualidade de dois monstros da sobrevivência, do bushcraft e das técnicas mateiras.

Espero que gostem da primeira parte da entrevista, a segunda devo publicar em breve. Em maio, vou reforçar minhas técnicas no curso de sobrevivência do Giuliano, agora de nível intermediário – tem um mais casca grossa ainda – e ele me convidou para acampar com o Mac e outros mateiros em junho, promessa é dívida heim!

Related Post

Related Post

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*