Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

Ela quer filhos e eu não. E agora? O que fazer?

ter filhos ou nao“Caro Dr. Douglas, tenho 36 anos, minha esposa 34 e somos casados há 02. Entretanto, já vivemos juntos há 05. Temos um relacionamento muito bom, nos respeitamos, compreendemos e dialogamos bastante. Apesar disso, existe um ponto que tem trazido certa preocupação: ter ou não filhos. Ela quer muito ter filhos. Veio enfrentando algumas questões de saúde, mas, agora está recuperada e bem de saúde para encarar uma gravidez. Temos estabilidade financeira. Já falamos bastante sobre filhos; ela sabe que não morro de amores pela ideia, o que é o oposto do que ela sente. Até então, meu posicionamento é de que se ela tem tanta vontade, e é a companheira que escolhi para ter ao meu lado, encaro a maternidade/paternidade. Racionalmente, tudo bem, até aí. Ela é realmente a pessoa que amo. Estamos super bem e não tenho a mínima vontade de terminar nosso relacionamento. Logo, estar ao seu lado e ceder nessa questão da gravidez, ao meu ver, é um dos aspectos de uma relação. Como ela já chega próximo aos 35 anos, postergar a gravidez pode implicar riscos. Portanto, o momento realmente é propício em termos de condição física. Inclusive quanto a filhos, temos um posicionamento semelhante sobre como criar, já que temos uma opinião muito ruim sobre a forma como vemos nossos conhecidos, criando verdadeiros “ditadores”, chamados de filhos, dentro de suas casas. Bom, voltando ao que me aflige: apesar de racionalmente aceitar que teremos um filho, emocionalmente, essa ideia ainda me deixa angustiado e triste. Não tenho realmente a mínima vontade/necessidade de ter filhos. Isso pode mudar com o tempo? Certamente. Mas, agora, não tenho vontade, nem paciência, em ficar rodeado por crianças. Tenho pavor de adolescentes por perto. Enfim, não consigo ver nada de bom em ter um filho. Pelos tantos exemplos que vemos hoje em dia, as crianças são, simplesmente, ditadores em pleno lar, poupados pelos pais de qualquer frustração. Chegam à idade adulta sem o mínimo de preparo, sendo apenas um bando de narcisistas, cheios de direitos mas, sem o mínimo de deveres, uma vez que os próprios pais os criam assim. Preciso conseguir lidar com esse sentimento e não ficar tão angustiado com a ideia de ter um filho com a pessoa que escolhi pra ser minha parceira de vida. Preciso conseguir ver algo de bom em ter um filho. Como lidar com esse tipo de sentimento? Obrigado”.

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com  Não identificamos os autores das perguntas

 

Resposta no link logo abaixo:

 

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Consultório: (31)3234-3244

www.douglasamorim.com.br

Instagram:@douglasamorimpsicologo

 

Basta clicar para visualizar a resposta!

 

7 thoughts to “Ela quer filhos e eu não. E agora? O que fazer?”

  1. Boas eu tenho 33 anos e o meu namorado é 6 anos mais novo que eu…. Já tenho uma menina com 9 anos de outro relacionamento…. Desde as uns meses para cá que sinto uma grande vontade de voltar a ser mãe já falei com o meu companheiro e expliquei o meu desejo de voltar a ser mãe… Temos uma vida estável felizmente não nos podemos queixar mas ele diz que ainda não quer ter filhos que quer esperar para ter 30 anos mas eu queria ser mãe entre os 33/34 não queria esperar muito mais si to mesmo necessidade de ter mais um bebê já não sei como o convencer para poder realizar o meu desejo acha que me pode aconcelha algo….

  2. Estou vivendo uma situação semelhante. Sou separado, já tenho duas filhas e estou de casamento marcado. Mas não quero ter mais filhos e ela quer, o que seria natural e compreensível, mas e a minha vontade? Estou num conflito diário pois realmente não desejo mais ter um filho . Eu a amo muito, mas tenho que ceder as vontades dela?

  3. Tenho 34 anos e gostaria de ter um filho mas meu noivo já disse que essa história está fora de questão , ele é 15 anos mais velhos que eu e não quer crianças de jeito nenhum tenho medo de me casar e depois me arrepender já que ele já me disse que se eu engravidar ele vai achar q fiz de propósito e isso não vai melhorar as coisas entre nós estou mto perdida queria ao menos ter um filho sim.ate os meus 36 anos mas assim vai ser difícil.

  4. Ri muito do seu comentário! Sou mãe, sempre quis ser mãe, mas com certeza filhos atrapalham um casamento. Nada de namoro, noites a sós, viagens a dois. Concordo com você. Se nosso amigo aí de cima nao vê sentido em ter filhos, se os tiver as coisas vao ficar pior do que ele imagina! Provavelmente vai perder o casamento e ficar com uma responsabilidade a mais.

  5. Querido leitor que está vivendo a situação, minha opinião:
    Eu e meu irmão fomos criados com muita dificuldade, nem por isso nos tornamos más pessoas, pois meus pais nos educaram muito bem, sempre pautando a honestidade e respeito pelo próximo.Confesso que os tempos hoje mudaram para se ter filhos, mas tudo deve ser encarado com muito diálogo. Apesar de não ter filhos ainda, creio que seja muito bom, depende do ponto de vista.
    Se vc não quer filhos, te aconselho a não ter mesmo, pois a criança não terá culpa caso vc se ”arrepende”.
    Pense nisso!
    Boa sorte!
    Um abraço a vc e ao Dr.Douglas!

  6. Olha, não tenho nada a ver com essa história, mas, sabe como é né, adoramos dar pitaco na vida dos outros.
    Vamos ao cerne da questão. Você não quer ter filhos? Pois então, definitivamente, não os tenha. Não fique na ilusão que, depois da sua esposa dar a luz, as coisas vão melhorar. Não mesmo. A tendência é piorar. Hoje você tem estabilidade financeira? Então se prepare para endividar-se. Suas noites de sono são boas? Então se prepare para perder o sossego.
    Por favor, não os tenha. E se um dia for colocado contra a parede, cavaque um buraco e saía correndo.
    Acredite em mim, filhos destroem um casamento. Não caía na onda de pais que dizem que seus casamentos melhoraram. Simplesmente se adaptaram a nova realidade.
    E, no seu lugar, curtiria a vida, sairia pelo o mundo a viajar. Mas insisto, não tenha filhos. Substitua por um cão, uma tartaruga, ou melhor, um peixe, que dá menos trabalho. O mundo já está populoso demais, não precisa de mais um melequento.
    Não caía em papo de psicólogo. Depois não será ele que terá que trocar fralda.
    No mais,
    Fora Temer! O Brasil é maior que um golpista!

  7. OIá, Dr. Douglas Amorim! Adorei o seu post, apesar de ainda me relutar sobre esta ideia. Eu tenho 34 anos e não tenho vontade nenhuma de ter filhos. Já meu marido deseja ser pai e tem falado constantemente sobre isso. Algo a se pensar com carinho. Forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *