Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

Como educar uma filha de maneira adequada? Tenho muitas dúvidas

“Dr. Douglas, parabéns pelo blog. Acompanho diariamente e gosto muito do seu posicionamento, sempre claro e objetivo e com muita coerência. Enfim, vamos a minha dúvida: sou casada há quatro anos e tenho uma filha de um aninho que é muito importante para nós. Foi uma gravidez planejada e desejada e somos felizes e realizados como pais. Eu e meu esposo trabalhamos fora e tivemos de colocá-la numa escolinha em período integral, que por sinal é muito boa e estamos satisfeitos até o momento. Minha dúvida é a seguinte: tenho muito receio de não saber criar e educar minha filha e ela crescer sem limites. Digo isso pois eu e meu marido achamos lindo tudo o que ela faz, até  a bagunça. A deixamos à vontade e sempre passeamos e damos o que ela precisa pra crescer num ambiente estável e seguro, mas, tenho muito medo de deixá-la sem limites, ou mimada. Tive uma criação muito rigorosa e isso refletiu na minha personalidade. Penso em não ser assim com minha filha, porém, por outro lado, vejo que minha criação, apesar de rígida ,também contribuiu positivamente pra eu ser quem eu sou hoje. Sei que não existe uma fórmula secreta pra educar filhos, mas, não quero ser uma mãe que não sabe impor limites. Isso tem me preocupado, ainda mais por estarmos fora o dia todo. Pode me dar conselhos e dicas? Só quero que minha filha sinta o amor que eu e meu esposo sentimos por ela e criá-la para que seja bondosa, honesta, independente e obediente. Não quero uma criança mal educada, desobediente, que não saiba o valor das coisas e que não tenha limite. Ajude-me por favor. Desde já te agradeço! Um forte abraço”!

 

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com   Não identificamos os autores das perguntas

 

Resposta no link logo abaixo:

 

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Consultório: (31)3234-3244

www.douglasamorim.com.br

Instagram:@douglasamorimpsicologo

 

Basta clicar para visualizar a resposta!

2 thoughts to “Como educar uma filha de maneira adequada? Tenho muitas dúvidas”

  1. Obrigada Dr. Douglas, realmente o segredo é limites. Vou tentar ser a melhor que posso, não sou perfeita, mas tento ser presente e dar uma vida de qualidade a minha filha, regrada de amor, carinho, compreensão e LIMITES. Um abraço e sucesso!

  2. Toda mãe tem que estar perto dos filhos durante a infância. Essa geração desobediente e sem escrúpulos de hoje em dia deve-se muito ao fato das mães largarem os filhos nas creches para poder trabalhar. O planejamento familiar deveria ser outro… se um casal desejar ter filhos, que estejam cientes que a mãe deverá largar o emprego para cuidar dos filhos. Não é a toa, que há algumas décadas a educação era outro nível. Bons tempos…

    E não adianta me classificar como machista, retrógrado, etc. Eu trabalho com realidades! É um grande erro querer “evoluir” a sociedade a todo custo, sem a devida racionalidade. Não é porque chamam alguma coisa de evoluída e moderna que isso vai significar algo bom e aproveitável para o ser humano. A tendência, principalmente do brasileiro, é de aceitar tudo que a grande mídia os faz engolir. Não duvido que se anunciarem em horário nobre que comer cocô é algo positivo, porque é moderno e evoluído, muita gente vai cair nessa lorota pelo simples fato da propaganda ter sido bem feita.

    Aprendam a pensar por si próprios, não deixem que as filosofias relativistas e modernistas estrangulem a sua própria sensatez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.